Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Dienstag, Mai 31, 2005

Dia Mundial da Criança


Prevenir com afecto!


Dia Mundial da Criança1 de Junho 2005

Junte-se a nós num movimento de sensibilização e alerta para os maus tratos infantis e negligência parental.
Juntamo-nos na Praça do Comércio, ao pé da estátua de D. José I, às 15horas para seguirmos em direcção ao Rossio.
Contamos consigo!

Divulgue esta mensagem, prevenir é um dever de todos.
Comments:

Freitag, Mai 27, 2005

Horizonte



Na imensidão do azul dos teus olhos.
Mergulho a minha alma
E vôo, vôo para lá dessa linha imaginária
Onde espraio o meu olhar
Ao longe o mar já.
Comments:

Dienstag, Mai 24, 2005

Portugueses em destaque I


Paula de Lemos é uma portuguesa nascida a 16 de Maio de 1962 em Lisboa, e radicada na Alemanha desde 1996. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Estudos Portugueses/Alemães.
Tem já um extenso curriculum na área do ensino onde se destaca a sua actividade de investigadora nos Estudos Comparatísticos nas Literaturas Portuguesa e Alemã, âmbito no qual se encontra a finalizar a sua Tese de Doutoramento (como bolseira na Alemanha).
Para além da sua actividade como docente na Faculdade de Trier e Saarbrücken, é também uma escritora já com algum impacto aqui na Alemanha.
Paula de Lemos publica assiduamente poesia e ficção em Alemão nas “éditions tréves”, entre eles destaca-se um livro publicado em Setembro de 2001, intitulado Sabotage in Blau, e em várias antologias, tendo sido escolhida para figurar no “Livro Anual da Nova Poesia” do Círculo Brentano, organizado pela Princesa Katharina von Sachsen-Weimar-Eisenach.
O seu primeiro livro em alemão “Mélusine oder das Ratsel der Schöpfung (Melusina ou o enigma da criação)“, recebeu o „Primeiro Prémio Literário do Luxemburgo 1998, a este outros prémios se juntaram atribuidos a alguns dos seus trabalhos publicados aqui na Alemanha.
Por incrível que pareça em Portugal, seu país de origem não há editores interessados em publicar os seus livros, embora tenha obtido recentemente o Primeiro Prémio de Novela do „Prémio Revelação Manuel Teixeira Gomes“ 2002 pela novela Adeus Portugal. Um livro com humor sério e inteligente, uma critica bastante dura ao Poder e às Instituições. Um livro a não perder.
Como ela, existem imensos Portugueses espalhados por esse mundo fora nas mais diversas áreas profissionais. Deixaram o seu país à procura de um sitio onde não lhes fosse vedado o seu enriquecimento interior, onde as suas potencialidades pudessem ser exploradas e trazidas à luz do dia, onde o seu valor fosse reconhecido e valorizado pelo seu próprio mérito.
Eu como Portuguesa sinto um grande orgulho e honra de cada vez que vejo um Português receber um prémio pelo reconhecimento do seu trabalho nos países que os acolheram. Por outro lado sinto uma certa raiva por Portugal só se lembrar dessas pessoas quando ganham prémios no estrangeiro, aí já são Portugueses e noticia de primeira página dos jornais. Todos estes portugueses, sabem o que significa a palavra Saudade, todos sabem o que é ter levado com a „porta na cara“ no seu próprio país, mas também sabem o que é ter o prazer de ser reconhecido e de sentir as portas do sucesso abertas de par em par por mérito próprio.
Esta é uma das razões pela qual muitos dos emigrantes optam por ficar no país que os acolheu, mesmo com Portugal sempre no coração é o país que os acolhe e valoriza quem eles acabam por adoptar como casa.
Era bom que as próximas gerações de portugueses não tivessem necessidade de deixar a terra que os viu nascer.
Era bom que o sonho fosse alcançado aí. Aí nesse pedacinho de terra à beira-mar, que nos enche e parte o coração ao mesmo tempo...
Comments:

Sonntag, Mai 22, 2005

Destinos...


(Imagem retirada da web)


Dois bloguistas que deixaram de fazer parte da blogosfera.
Dois bloguistas que partiram na sua última viagem.
Dois corações jovens que deixaram de bater por razões bem diferentes um do outro.
A Silvia, despediu-se de nós com a alegria no olhar de quem ama a vida e a esperança de quem contava voltar ao nosso convivio. Foi operada ao coração, o mesmo que ela ia tratar e que no final a traíu.
A dor do Helder era outra, doía-lhe a alma sentia-se perdido, deixou de amar a vida, acabou com ela pelas suas próprias mãos.
Não os conhecia, nem tão pouco aos seus espaços virtuais. Foi triste a forma como estas duas almas se largaram da vida, mesmo sabendo que a morte é a coisa mais certa que temos e nunca tem justificação. Não é justo, não é justo.
À Silvia e ao Helder que partiram por razões tão diferentes, desejo que finalmente tivessem encontrado a Paz e tranquilidade que procuravam.
À Silvia e ao Helder; duas estrelas que agoram brilham no céu...
Comments:

Freitag, Mai 20, 2005

Sugestão de Fim de semana


(Desenho Gráfico da autoria de XPTO Design



Para mais informações clicar aqui
Valerá a pena, com toda a certeza.
Bom fim de semana a todos que por aqui passarem.
Comments:

Dienstag, Mai 17, 2005

Em manutenção

A festa alongou-se por todo o fim de semana...
Adorei os presentes mas acima de tudo adorei a vossa presença.
Obrigada a todos por terem partilhado o Aniversário comigo.
Agora é tempo de fazer uma pequena manutenção nesta "Casa".
Voltarei logo que possivel.
Até lá deixo-vos em boa companhia com a Sophia.

Casa

A antiga casa que os ventos rodearam
Com suas noites de espanto e de prodígio
Onde os anjos vermelhos batalharam

A antiga casa de inverno em cujos vidros
Os ramos nus e negros se cruzaram
Sob o íman dum céu lunar e frio

Permanece presente como um reino
E atravessa meus sonhos como um rio

"Sophia de Mello Breyner Andressen in Geografia"
Comments:

Samstag, Mai 14, 2005

Hoje há Festa!

(foto retirada da web)

Foi precisamente há 365 dias atrás que esta "Coisa" chegou à blogosfera, trazida pelas mãos de um amigo muito querido e não virtual mas também ele um bloguista.
Construido sem que eu nada soubesse, foi deveras uma surpresa que, por acaso ou talvez não, me foi entregue no dia do meu aniversário. Sem dúvida um presente original e inesperado. Obrigada Nilson.

Começou assim por ser um blog essencialmente de ligação; ao meu país, à minha lingua, ao meu povo e às minhas raízes.
Como já um dia disse, este espaço não tem qualquer pretensão, é apenas um local onde coloco um pouco de mim, um pouco do que por cá se faz e como por cá se vive. Tal como está escrito no template são apenas desabafos de alguém que está longe mas sempre com Portugal no coração.

Ao longo deste ano, o balanço destas minhas deambulações virtuais são bastante positivas.
Pelas pessoas fantásticas que tenho conhecido, algumas das quais já deixaram de ser virtuais.
Pela aquisição de conhecimentos que retiro de certos blogs que conseguem ser verdadeiras enciclopédias. Pelas amizades que se vão construindo passo a passo. Pela literatura de alta qualidade e pelos talentos que se encontram por aqui e que provavelmente nunca iria ter acesso ou conhecimento de uma outra maneira.

É também chegada a altura de fazer agradecimentos especiais a outros amigos bloguistas que ajudaram a que este blog chegasse ao 1º aniversário.
Ao Mauro, o engenheiro responsável pela resolução dos problemas técnicos, obrigada pela tua sempre pronta disponibilidade e salvamento dos "apertos".
A todos os artistas e autores que gentilmente autorizaram a colocação dos seus trabalhos neste espaço, nomeadamente à Lia e ao Mauro pelos seus trabalhos magnifícos de fotografia.
Ao Letras, ao Luis, à Luzesana, à e a Monalisa pelos seus trabalhos de excelente qualidade literária, cada um no seu estilo tão próprio. E ao TCA pelos seus sublimes “Riscos”.
Ao Manoel pelas músicas Pernambucanas que enviou. Fata obrigada pelo vinho, excelente escolha, a colheita é optima ;). O meu abraço a todos.

E por último mas não menos importantes que os acima mencionados, a todos os bloguistas que fazem parte dos meus links, a todos que me visitam e comentam ou que apenas passam em silêncio. Sem voçês esta "Coisa" nunca teria feito sentido e, a partir de hoje deixa de ser uma "Coisa" e passa a ser uma "Casa" onde os amigos serão sempre recebidos de braços abertos.

Um grande BEM HAJA a todos.
Comments:

Freitag, Mai 13, 2005

6ª feira 13... que stress...



A casa ainda está meio de "pernas para o ar"...
mas garanto que amanhã há festa!
Palavra de Micas ;)
Comments:

Dienstag, Mai 10, 2005

O Jantar

"para esta noite
os convidados foram:
a angústia, a miséria, a indiferença e a solidão

esmerei-me

afinal,
não devo decepcionar
quem nunca me decepcionou"

"O Jantar no Neo-normal de Luis F. Simões"


Sugestão de leitura:



Um livro que gostei imenso de ler pela mensagem que tem a transmitir.
Tal como o próprio autor diz: "Um livro despido de preconceitos".
Vale a pena, é urgente mudar mentalidades
Comments:

Montag, Mai 09, 2005

Apanhada!!

A Cris que é uma "amiga da onça" lançou-me este inquérito, e eu que até sou avessa a "correntes" de repente vi-me na obrigação de responder...será que foi por não ter tido tempo de preparar nada para postar ou para "proteger" outro(a)s das "correntes" que prendem???

QUE FAZES NESTE MOMENTO?
Respondo a este inquérito e penso que os 5m gastos aqui, deveriam ser melhor aplicados...

QUE PLANOS TENS PARA ESTE FIM DE SEMANA?
Nunca gostei de fazer planos (para não ficar desiludida…), mas garanto que este fim de semana vai ser surpreendente, disso não tenho dúvidas ;))

QUE COISAS TE CAUSAM STRESS NESTE MOMENTO?
Acabar o trabalho que tenho entre mãos no prazo estipulado!!

QUE FIZESTE DESDE O ACORDAR ATÉ AGORA?
Que raio de pergunta…duche – pequeno-almoço – li os jornais – Fui à piscina com a minha filha – almoço em casa de amigos (Spargel saison) que se prolongou (não o almoço, o convivio) pelo resto do dia. Um Domingo calmo, mas agradável.

A QUEM IRÁS PASSAR (ESTA PAIN IN THE ASS) ESTE TESTE FANTÁSTICO?
Pois não sei (“não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti”) Vou pensar e volto já ;))
Comments:

Freitag, Mai 06, 2005

Adormecer



podes adormecer
e ouvir chamar o nome
todas as coisas são um nome
no aroma da memória do tempo

podes existir nessa muralha
do corpo
melodia ternura
inaudível
o aconchego do vento

se tudo é este silêncio
descanso
de melodias breves
um só amor

desistir é morrer
um pouco
pela manhã bem cedo
no entardecer da vida


"Luzesana"

Não resisti à tentação para além de ser uma honra para mim, de aqui colocar um poema que me foi enviado por uma amiga muito querida e autora do mesmo.
Diola lle Luzesana.
Comments:

Dienstag, Mai 03, 2005

Palácio Heessen

Continuando o circuito pelos Palácios da Westfália, é chegada a vez do Palácio Heessen situado em Hamm, uma cidade perférica de Münster.
É um palácio extremamente bonito, rodeado de jardins e pomares, localizado numa das margens do rio Lippe.

Sobre este edifício não se sabe ao certo quando foi construido, os primeiros registos que aparecem datam do ano 975 mencionando o mesmo como herança do Bispo Ludolf von Münster.

Durante séculos este palácio foi passando por varios proprietários, tendo sofrido bastantes alterações de diferentes influências arquitectónicas ao longo do tempo.
As fundações do palácio são compostas por milhares de toros de madeira de carvalho (sec.XV) que ficam abaixo do nivel do lençol de água.

Só em 1816 é que foram construidos acessos que contribuiram para a fundação de uma cervejeira, construida no próprio palácio e que fornecia toda a Westfália.
Também nesse ano foi montado um sistema de água corrente através de bombas, que posteriormente (1825) foi substituido por uma canalização.
Em 1846 foi trazido de Inglaterra a 1ª latrina com água para ligação ao esgoto.
Foi propriedade privada até ao Sec.XX, contudo depois da guerra nunca foi reclamado pelos seus donos ou familiares e por isso passou a património nacional.

Desde os anos 60 é utilizado como colégio interno até ao 13º ano, ver aqui (site com informações e alguma história com tradução tb em espanhol).
Está aberto a todos os visitantes que poderão apreciar a beleza do edificio e de algumas obras de arte contemporanêa distribuidas pelos interiores e exteriores do palácio, assim como desfrutar da frescura dos jardins e com um pouco de sorte assistir a algum treino da equipa de canoagem do colégio.

Fotografias panorâmicas aqui.

Comments:

Sonntag, Mai 01, 2005

1º de Maio

(Aguarela de Sharon Carr)

Uma flor para todas as mães neste
Dia do Trabalhador.
Ninguém melhor do que elas para o representar e porque todos os dias são Dias da Mãe.

1 de Maio (ou 1º de maio) é o 121º dia do ano no calendário gregoriano (122º em anos bissextos). Faltam 244 para acabar o ano.

Eventos históricos
  • 305 - Diocleciano e Maximiano, imperadores de Roma, deixam de governar.
  • 1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (hoje: Brasil) em nome do rei de Portugal
  • 1769 - Após semanas de discussão, o Conselho Privado decide manter o imposto sobre o chá nas colónias americanas.
  • 1851 - José Francisco de Saldanha Oliveira e Daun substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal
  • 1860 - Joaquim António de Aguiar substitui António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal
  • 1886 - Inicio da greve geral nos Estados Unidos da América e manifestação nas ruas de Chicago. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador
  • 1974 - Mário Soares regressa do exílio em França
  • 2004 - Acedem à União Européia os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, República Tcheca.

Nascimentos

  • 1769 - Arthur Wellesley, Duque de Wellington.
  • 1829 - José Martiniano de Alencar, escritor romancista e político brasileiro
  • 1872 - Sidónio Pais, presidente da república portuguesa
  • 1923 - Shimon Peres, político israelense

Falecimentos

  • 37 - Antonia Minor, filha de Marco António, avó de Calígula.
  • 1555 - O Papa Marcelo II (n. 1501)
  • 1945 - Joseph Goebbels, ministro de propaganda do regime nazi
  • 1994 - Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia Mundial do Trabalhador, um feriado comemorado em muitos países.
  • Dia Nacional do Fusca (comemorado no Brasil desde 1995 nessa data).
  • Dia da Literatura Brasileira.

    (Origem: Wikipédia)
Comments:

referer referrer referers referrers http_referer