Apesar de estarmos na Alemanha com o Mundial em fase de arranque e onde o frenesim do futebol há muito se faz sentir, no fim de semana passado, prolongado, já que na 2ªfeira foi feriado cá, a música falou mais alto aqui na Westfália.
Tive a honra de ser convidada pelo Tobias Kurig, um amigo que faz parte dos elementos da banda celta
Déirin Dé, para um festival privado onde se respirou
Irlanda por todos os poros.
O festival que este grupo organiza vai já no seu quinto aniversário, tendo como "palco" a propriedade de Thomas Hecking, um dos músicos da banda.
O único objectivo é juntar os amigos, músicos na sua maioria, alemães, irlandeses e/ou ingleses para fazerem quase uma maratona de música celta durante os 3 dias.
Todos eles tem as suas bandas e trabalhos editados. Muitos deles vem propositadamente da Irlanda e Inglaterra passar estes dias cá aproveitando para fazerem umas pequenas férias.
A propriedade é bastante grande e todos aqueles que são de longe, ficam alojados em anexos contíguos à casa.
O ambiente é único, parece que toda a gente se conhece desde sempre, vão-se juntando pelos recantos da casa ou no exterior e tocam, tocam, tocam até o sol raiar.
Não é necessário pedir licença para sentar e tocar, entram e saem da roda sem provocarem o mínimo de desafinação, alguns só se conheceram naquele momento mas isso não fez a menor importãncia, todos falavam a mesma "língua".
É dificil descrever a atmosfera de amizade e de harmonia que reinava no ar, só posso dizer que a sensação de bem estar e de paz interior foi fantástica. Sentia-se, ali, a alma celta com toda a sua força.
Foram três dia de magia, lançaram-se à terra sementes de amizade envoltas em melodias de violinos.
Viveram-se três dias onde a música falou mais alto e em uníssono...
Aproveito para dizer que o último cd da banda já saiu.
Para os amantes de música celta uma compra a não perder. Aqui na Alemanha poderá ser adquirido em qualquer casa especializada, para todos os que se encontram fora deste país, contactar através do website
Déirin Dé.
O meu foi-me oferecido e devidamente autografado, lucky I am :)