Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Donnerstag, Juni 01, 2006

Uma Criança...

...é uma benção dos Deuses
Uma criança é inocência, pureza, candura, amor
Uma criança é, futuro...
Infelizmente, nem todas sabem o que significa ser criança!

São aquelas de infância perdida entre a fome, a guerra, doença e violência, e somos nós que todos os dias lhes roubamos um pouco da dignidade de serem crianças, ainda que indirectamente, porque assistimos alheios no conforto das nossas casas e nada fazemos para minimizar o mal desses pequenos e inocentes que não tem culpa de terem nascido do lado errado.
Em 1959 foi criado um dia especial, que reconhece às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Contudo, o 1º de Junho continua a ser celebrado apenas com palavras já gastas, é necessário acção.
Nada faz sentido se não formos os primeiros a ser responsáveis pelas crianças, não só as nossas mas as de todo o mundo. São elas o futuro, e o futuro depende tão somente dos valores, da herança moral e ambiental que lhes deixarmos.
Seria bom se, em vez de pensarmos nas crianças apenas durante um dia no ano, fizessemos algo por elas nos restantes 364 dias do calendário, porque afinal as crianças são o melhor do mundo!


Comments:

11 Comments:

  • At 9:15 AM, Blogger zmsantos said…

    Bom dia Micas!

    Mais um dia Mundial da Criança, mais um dia em que apelamos para a responsabilização da nossa conduta, como adultos, em relação ás crianças. Mais uma vez se irá ouvir falar da criança desprotegida, explorada, maltratada. Mais uma vez se irá esquecer tudo o que foi dito, no dia seguinte.

    Eu penso que o futúro, o bem estar de todas as crianças, passa pela humanização de todos, pela construção de uma sociedade que olhe para todos, homens, mulheres e crianças. É claro que é preciso denunciar os casos mais flagrantes de abuso dos direitos da criança, mas numa sociedade sem justiça, igualdade ou solidariedade serão sempre os mais fracos as vítimas. As nossas crianças, os nossos idosos, os nossos inadaptados.

    Sobretudo é preciso não deixar morrer a criança que vive dentro de nós.

    Vivam a s crianças de todo o Mundo!

    Abraço

     
  • At 12:19 PM, Blogger Aragana said…

    Este dia acaba por ser apenas mais um comercial e para explorar mais um bocadinho os nossos bolsos e a suscetibilidade das crianças.
    Já ninguém se lembra do seu significado...

     
  • At 2:55 PM, Blogger Susanowa said…

    Acho engraçado. Existem livros, constituições, regras, leis e muitas outras coisas que são criadas para assegurar a protecção, educação, liberdade e felicidade das crianças pelo mundo fora. Mas apesar disto tudo, continuam a existir crianças desprotegidas, sofredoras, mal-tratadas, abusadas, mal-alimentadas, sem quaisquer cuidados de saúde.
    Pergunto eu: de que servem todas estas coisas se elas são, em muitos casos, apenas "para inglês ver"?
    Concordo contigo Micas, não há nem devia haver um dia da criança. Todos os dias do ano são e deveriam ser o dia da criança. Nós, adultos responsáveis que somos [será que somos?], podemos proteger as crianças à nossa volta, podemos ser pais e mães de todas elas. Ser Pai ou Mãe não é uma condição exclusivamente biológica. Eu considero-me Pai de uma criança de rua quando ao falar com ela, tento aconselhá-la, tento protegê-la, etc.

     
  • At 4:40 PM, Blogger Fragmentos Betty Martins said…

    Olá Querida Micas

    Eu é que agradeço teres publicado um texto meu, aqui neste teu canto tão especial.

    [Tráfico de Crianças] – Dia Mundial da Criança!

    A OIT afirma que actualmente cerca de 8,4 milhões de crianças são directamente exploradas por redes que se dedicam à prostituição e escravatura (Dados de Junho de 2003).

    A utilização de crianças em conflitos armados, continua a ser uma prática muito frequente, sobretudo em África. Na Serra Leoa, por exemplo, são raptadas e obrigadas a combater como soldados em grupos rebeldes. Alguns grupos armados chegam inclusive a marcá-las para que não possam fugir. Muitas são igualmente usadas para detectar e limpar minas. Raparigas com menos de 10 anos, servem de companhia a soldados.

    É impressionante a extensão das redes de trafico de crianças para a prostituição. Muitas destas crianças são mortas em práticas sexuais, nomeadamente nos países ditos mais desenvolvidos.
    Em Portugal, em 2003, o país acordou para um pesadelo, ao descobrir que numa instituição pública de crianças - Casa Pia - as suas crianças alimentavam uma rede de pedófilos. Esta rede actuava desde os anos 70 na mais completa impunidade.

    Em todo o mundo cerca de 246 milhões de crianças (73 milhões com menos de 10 anos) são usadas em todo o tipo de trabalhos, nomeadamente para a produção de produtos para grandes marcas internacionais (Dados de OIT, Junho de 2003). .


    O panorama é aterrador. Calcula-se que em todo o mundo cerca de 860 milhões de crianças estejam a sofrer. 400 milhões de crianças afectadas pela desnutrição. Antes dos cinco anos 11 milhões acabam por morrer de fome.

    A cada minuto que passa, uma criança nasce infectada com o HIV e uma outra morre devido ao vírus. 211 milhões são obrigadas a trabalhar, algumas em regime de escravatura.
    (ONU, Maio de 2006)

    Pois.......

    Belo trabalho minha querida.

    Um beijo grande

     
  • At 6:40 PM, Blogger Unknown said…

    Querida amiga, hoje festejam o dia da criança,mas para mim para a criança tem de ser todos os dias, elas são frageis, são como as flores precisam de carinho e atenção diária, eu adoro as crianças. Beijinhos amiga

     
  • At 7:08 PM, Blogger alice said…

    querida micas,

    estava eu a ler este teu post sobre as crianças, hoje que se comemora o dia delas e com todo o mérito, é pena não serem mais os dias, quando recebi o teu comentário, és muito simpática, sabes, eu não sei fazer fotografia, adorava, mas não sei mesmo, só usei aquela porque gosto do azul e do momento em que a tirei, muito obrigada pelas tuas palavras, e até breve

    um grande beijinho

    alice

     
  • At 1:13 AM, Blogger greentea said…

    nunca é demais falar nisto todos os dias, porque as crianças têm fome, nascem e vivem sem condições minimas, morrem cdo demais,,,em África, na América Latina, no Nepal, na China , em PPortugal...

     
  • At 2:57 PM, Blogger Nilson Barcelli said…

    Já ando cheio com tantos dias disto e daquilo.
    E ainda mais fiquei com a proposta do PSD em ser criado o dia do cão. Apesar de gostar muito de cães.
    Se eu mandasse acabava com quase todos esses dias.
    Mas um dos que manteria seria o Dia da Criança. Porque as crianças hão-de ser sempre frágeis e a precisar de toda a nossa atenção.
    Beijinhos.

     
  • At 4:32 PM, Blogger Manel do Montado said…

    Cada vez que deitarem comida fora lembrem-se que morrem todos os dias crianças com fome, enquanto o mundo ocidental luta contra a obesidade nas crianças.
    Em Portugal, tal como na Revolução Industrial, crianças trabalham na indústria do calçado porque têm as mãos mais pequenas para coser e para introduzir nos moldes, na agricultura, pastorícia, construção civil, etc.
    Comecemos por denunciar os casos locais e depois preocupemo-nos com os outros. As NU sabem de tudo isso e que fazem? Para além de fornecerem comida e compaixão? Então só há Resoluções para invadir o Iraque? E os países africanos que ainda praticam a escravatura?
    Veja-se agora aí na Alemanha por causa do Mundial a indústria do sexo a investir, isso não é exploração das mulheres? Das que também são mães e que cujos filhos serão o quê?
    Beijo

     
  • At 10:38 PM, Blogger Mar e Serra said…

    Domingo para nös é dia grande...
    Vai chegar a nossa selecäo a nossa "cidade".
    Bom fim de semana

     
  • At 3:11 AM, Blogger Unknown said…

    Amiga, hoje passou para deixar-te muitos sorrisos para um fim de semana feliz!
    Beijos... muitos!

     

Kommentar veröffentlichen

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer