Ex-libris do TCA
Recebi do
TCA o testemunho para dar seguimento a uma cadeia de literatura pela blogosfera portuguesa à qual ele deu o nome de ex-libris da tugosfera.
Porque acho o tema bastante interessante, aceitei sem hesitar. Espero que as pessoas que tenho em mente seleccionar partilhem da mesma opinião dando assim continuidade a este Ex-libris.
Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Seguindo a distopia de Fahrenheit 451, diria a
Revolução dos Bichos (Triunfo dos Porcos) de George Orwell, mas como o tema desta cadeia é “Literatura Portuguesa” sem duvida que quereria ser o
Memorial do Convento de José Saramago.
Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por um personagem de ficção?
Não. Gosto mais dos “personagens” reais que se podem tocar com o dedo...
Qual foi o último livro que compraste?
Compro sempre mais do que um livro de cada vez, da última leva destaco “
Os livros da minha vida” de Henry Miller, tal como o autor afirma “Há um livro que faz parte do nosso ser, que está contido no nosso ser e no qual está escrito o nosso ser”, e
Fazes-me Falta de Inês Pedrosa.
Qual o último livro que leste?Pode ser que vos caia uma Chupeta do Céu de Luis F. Simões, um livro que aconselho vivamente pela mensagem que transmite. É urgente mudar as mentalidades.
Que livros estás a ler?A Amante de Brecht de Jacques-Pierre Amette. Não tenho por hábito ler mais do que um livro ao mesmo tempo, contudo tenho sempre alguma coisa de Sophia M.Breyner Andresen ou Oscar Wilde à cabeceira.
Que livros (5) levarias para uma ilha deserta? The Complete Works of Oscar Wilde, assim levaria a prosa e a poesia de um dos meus escritores de culto.
Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, Sophia, sempre.
Ulisses de James Joyce, numa ilha deserta o tempo corre devagar, ideal para a leitura deste excelente livro.
A Causa das Coisas de Miguel Esteves Cardoso, porque humor sério também faz falta
E por fim levaria um livro de páginas em branco para escrever o meu Diário de "Bordo"...
A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
· alguém que entenda a cultura portuguesa e que esteja fora de Portugal
· alguém popular e que conheça bem a tugosfera
· alguém com uma escrita bem condimentada.
Os meus eleitos são:
*
Agreste. O Manoel Carlos é um brasileiro com um conhecimento, diria profundo, da literatura e cultura portuguesa, considero a escolha perfeita.
*
Pé de Meia. O mfc tem um blog muito interessante pelas suas máximas diárias, para além de ser muito popular na tugosfera.
*
Ante Mare, Undae. É sublime a escrita da Blimunda. Um blog que não dispenso, pelo prazer que retiro da sua leitura, diria mesmo, um orgasmo para a alma.
Agora só me resta esperar que os meus “Eleitos” não quebrem a corrente...
Agradeço a todos que tem votado neste blog na Na Blogosfera. A votação termina amanhã, sem o vosso apoio não seria de todo possivel. Bem Hajam.