Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Freitag, April 22, 2005

Portugal na Imprensa Alemã


Esta semana Portugal foi notícia mais do que uma vez na imprensa Alemã.
Não sendo muito habitual ver artigos sobre Portugal, o certo é que as raras vezes em que aparecem, os mesmos não são muito abonatórios.
A revista Der Spiegel (www.spiegel.de), uma revista de grande tiragem nacional, equiparável à antiga Grande Reportagem de Miguel de Sousa Tavares, esta semana trás uma reportagem de 5 páginas sobre o escândalo da Casa Pia de Lisboa.
Depois de um breve texto sobre a fundação e história da Casa Pia, começam por referir que este talvez seja já apontado como o maior escândalo de pedofilia da europa.


Com fotografias, nomes e profissões de todos os acusados, salientando que até agora só um assumiu o crime que lhe é imputado (Carlos Silvino).
Fazem destaque a queixas feitas à policia desde 1975 e posteriormente uma outra feita em 2001 pela mãe de uma alegada vitima “Joel”, que não surtiram qualquer efeito, até que uma chamada anónima foi feita à jornalista Felicia Cabrita do Expresso que desencadeou todo este processo.


Acabam o artigo comentando toda a polémica à volta deste caso e das figuras públicas nele envolvidas que, caso venham a ser dadas como culpadas farão com que a sociedade portuguesa perca a confiança em qualquer outra pessoa, já que no caso de Carlos Cruz, este era uma figura muito “querida” da televisão e da maioria dos portugueses.



Manuel Durão Barroso também foi notícia nos jornais diários, sobre um alegado convite por parte do armador Grego Spiro Latsis, seu amigo pessoal, para um cruzeiro juntamente com a familia no valor aproximado de 20.000 €.
A EU teme que este convite esteja ligado às novas exigências que estão a ser preparadas sobre medidas mais apertadas de segurança dos navios. Uma vez que o armador é seu amigo, este convite poderá ter como objectivo o tentar influenciar Durão Barroso sobre os novos regulamentos e legislação em Bruxelas.


E por fim, com o verão a chegar são muitas as campanhas publicitárias a oferecerem os mais variados destinos turisticos. Entre elas começa a aparecer Portugal, ao lado da Espanha e Grécia, até agora os mais procurados pelo povo alemão para gozar o sol e o mar.
Pelo menos, no que diz respeito ao turismo, Portugal tem aparecido como um dos destinos melhor cotado para quem pretende encontrar um turismo de qualidade e não de quantidade, principalmente no Norte do país. Os próprios canais de televisão tem apresentado vários programas sobre turismo em Portugal, fazendo referência à beleza natural, às praias de bandeira azul, gastronomia, artesanato e a mais um sem numero de coisas boas que Portugal tem para oferecer.
Salve-se esta parte que, se for devidamente preservada poderá dar uma imagem diferente de Portugal no estrangeiro e ser fonte de rendimento para o país!
Comments:

2 Comments:

  • At 11:04 PM, Anonymous Anonym said…

    Apesar de ser positiva a divulgação turística do país, não creio de todo seja suficiente. Andarmos a ser falados por casos de Pedofilía (seja qual for a dimensão) não é nada abonatório. Creio que em Portugal não é só necessário investir no Turismo e na sua promoção. Há muito, mas muito mais a fazer, em particular, na área da Justiça.

    Micas: pelo interesse da iniciativa, continua a proporcionar-nos posts como este. Creio ser importante ter feed-back sobre como nos noticiam e vêm "ai fora".

    Beijokas.

    Sandra
    (http://www.void.weblog.com.pt)

     
  • At 1:19 AM, Blogger BlueShell said…

    Uma coisa assim...
    Estou doente,
    Arre bolas! Tenho de recolher ao leito...
    BShell

     

Kommentar veröffentlichen

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer