Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Samstag, April 09, 2005

Ex-Libris da Tugosfera


Ex-libris do TCA

Recebi do TCA o testemunho para dar seguimento a uma cadeia de literatura pela blogosfera portuguesa à qual ele deu o nome de ex-libris da tugosfera.
Porque acho o tema bastante interessante, aceitei sem hesitar. Espero que as pessoas que tenho em mente seleccionar partilhem da mesma opinião dando assim continuidade a este Ex-libris.

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Seguindo a distopia de Fahrenheit 451, diria a Revolução dos Bichos (Triunfo dos Porcos) de George Orwell, mas como o tema desta cadeia é “Literatura Portuguesa” sem duvida que quereria ser o Memorial do Convento de José Saramago.

Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por um personagem de ficção?

Não. Gosto mais dos “personagens” reais que se podem tocar com o dedo...

Qual foi o último livro que compraste?

Compro sempre mais do que um livro de cada vez, da última leva destaco “Os livros da minha vida” de Henry Miller, tal como o autor afirma “Há um livro que faz parte do nosso ser, que está contido no nosso ser e no qual está escrito o nosso ser”, e Fazes-me Falta de Inês Pedrosa.

Qual o último livro que leste?

Pode ser que vos caia uma Chupeta do Céu de Luis F. Simões, um livro que aconselho vivamente pela mensagem que transmite. É urgente mudar as mentalidades.

Que livros estás a ler?

A Amante de Brecht de Jacques-Pierre Amette. Não tenho por hábito ler mais do que um livro ao mesmo tempo, contudo tenho sempre alguma coisa de Sophia M.Breyner Andresen ou Oscar Wilde à cabeceira.

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?

The Complete Works of Oscar Wilde, assim levaria a prosa e a poesia de um dos meus escritores de culto.
Obra Poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, Sophia, sempre.
Ulisses de James Joyce, numa ilha deserta o tempo corre devagar, ideal para a leitura deste excelente livro.
A Causa das Coisas de Miguel Esteves Cardoso, porque humor sério também faz falta
E por fim levaria um livro de páginas em branco para escrever o meu Diário de "Bordo"...

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

· alguém que entenda a cultura portuguesa e que esteja fora de Portugal
· alguém popular e que conheça bem a tugosfera
· alguém com uma escrita bem condimentada.

Os meus eleitos são:

*Agreste. O Manoel Carlos é um brasileiro com um conhecimento, diria profundo, da literatura e cultura portuguesa, considero a escolha perfeita.
*Pé de Meia. O mfc tem um blog muito interessante pelas suas máximas diárias, para além de ser muito popular na tugosfera.
*Ante Mare, Undae. É sublime a escrita da Blimunda. Um blog que não dispenso, pelo prazer que retiro da sua leitura, diria mesmo, um orgasmo para a alma.

Agora só me resta esperar que os meus “Eleitos” não quebrem a corrente...


Agradeço a todos que tem votado neste blog na Na Blogosfera. A votação termina amanhã, sem o vosso apoio não seria de todo possivel. Bem Hajam.
Comments:

5 Comments:

  • At 11:36 AM, Blogger TCA said…

    foste rápida. gostei das escolhas. o luis simoes (do neo-normal) vai ficar contente. obrigado pela passagem de testemunho.

     
  • At 11:43 AM, Blogger Conceição Paulino said…

    Parabéns pelo blog k desconhecia antes do concurso "Na Blogosfera" (um destes dias tmb estarei a concurso)e penso k, neste mmt, já posso dar os parabéns pelo 1º lugar. Bom f.s.Bjs e ;)

     
  • At 11:49 AM, Blogger Conceição Paulino said…

    ALERTA -olha qnd clicamos nos nomes acima, deves ter-te enganado, ao clicar AGREST abre no PÉ DE MEIA. Verifica. Bjs e ;)

     
  • At 2:35 PM, Blogger blimunda said…

    micas querida claro que aceito a passagem do testemunho. é uma honra teres pensado em mim. mas podes dar-me dois ou três dias para pensar nesta coisa... é que é difícil, sabes... beijinhos muitos

     
  • At 12:09 AM, Blogger BlueShell said…

    Sim , o Luís vai gostar e saber.

    e eu...vou votar, claro!
    Jinho, BShell

     

Kommentar veröffentlichen

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer