Castelo Schloßberg

O mesmo foi mandado erigir em finais do sec. XI inícios do sec. XII, pelos duques de Arnsberg que na altura tinham lá a sede do condado, a “velha Arnsberg” era o centro da jurisdição Westfálica.

Um dos condes de Arnsberg mais famoso, conhecido como Friedrich o Guerreiro (1092-1124) deixou o castelo como herança ao seu genro, o conde holandês Gottfried I von Cujk.

Em 1368, o último herdeiro da familia, o conde Gottfried IV, passou o castelo para o Arcebispado de Colónia, perdendo assim Arnsberg a sua independência e, passando o castelo a ser residência do Arcebispado.
Já em 1575/78, foram feitos alguns trabalhos de restauro pelo Princípe Salentin von Isenburg.

Serviu ainda como base para os militares durante a guerra dos 30 anos (1618-1648).

Mas foi só em 1661, que o castelo sofreu remodelações profundas nos seus interiores e exteriores, obras essas mandadas fazer pelo princípe Max Heinrich.

Ainda no que diz respeito a restauros, o castelo foi totalmente remodelado entre 1730/1734, pelo arquitecto Johann Schaun num estilo renascentista.
Finalmente em 1816 passou a pertencer à Prussia tornando-se a sede da Administração local.
Já em finais do sec. XX, a cidade foi geminada com a cidade inglesa de London Borough of Bexley.

Ainda hoje o pequeno burgo junto ao castelo, guarda a traça medieval em todas as suas construções. É um local muito bonito e muito tranquilo.

