.
Quase que a prever uma entrada em força do Outono neste mês de Outubro, o passado domingo foi dia para aproveitar ao máximo os últimos raios de sol.
Logo pela manhã duas mãos cheias de bons amigos munidos das suas bicicletas e de boa disposição, sairam da cidade rumo ao campo.
O dia estava perfeito, soalheiro e com uns agradáveis 20Cº.
Ao longo do percurso, deparamo-nos com uma
Quinta que nesse dia realizava a festa da Abóbora.
Por aqui, os agricultores costumam ter esse tipo de iniciativas, escolhem um tema de acordo com o que a terra dá nessa altura do ano, convidam as pessoas e aproveitam para vender e dar a conhecer os seus produtos.
E lá fomos nós espreitar a festa da Abóbora.
De todos os tamanhos, cores e feitios, para usos gastronómicos ou apenas decoração, havia de tudo e para todos os gostos.
Havia também uma mini colecção de tractores e alfaias agricolas antigas, algumas bastante interessantes, tudo em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Um regalo para miúdos e graúdos.
Depois lá estavam os produtos da casa, frutas e legumes, ovos, mel e enchidos.
Os queijos e pão cozido em forno de lenha.
Velas 100% feitas de cera de abelha.
As crianças andavam felizes e contentes por lá, desde a possibilidade de montarem os poneis ou brincarem com os animais da quinta, onde nem sequer faltava uma vaca artifícial para as crianças experimentarem a ordenha, com água claro, mas que fez a delícia dos pequenotes.
E para retemperar as energias nada como uma bela sopa de abóbora feita na hora.
Para nós era hora de seguir o passeio, contentes de cada vez que olhavamos os cestos das bicicletas com as delícias que compramos, queijos, pão, mel, maçãs e... pena , muita pena por não caber mais nada lá dentro...
Abóboras?? essas terão que ficar para outra altura!!
Fotografias: Micas 28-09-08
.