Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Freitag, April 24, 2009

O Estranho caso do navio "Atlântida"

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"É preciso indignarmo-nos. Divulgar este vídeo é dar voz à nossa indignação."


É uma injustiça (para não chamar outra coisa pior) aquilo que o Governo dos Açores está a fazer com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sou quase tentada a dizer que até o nome escolhido já adivinhava um enigma deste género...
Primeiro a ameaça pelo eventual não cumprimento no prazo de entrega do navio, agora ameaça cumprida, não por esse motivo senão pelo facto insignificante para este tipo de navios, pelo mesmo nas provas de mar ter apenas atingido a velocidade de 16,5 Nó contra os 19 Nó contractuais.
Para quem não sabe 1 nó = 1 milha náutica/hora = 1852 metro/hora = 1,852 quilômetros/hora.
A meu ver 16,5 Nó será até uma velocidade muito mais segura para as distâncias a que o navio se destina e principalmente pelas características atmosférias dos Açores, quase sempre com mar turbulento.
Com esta atitude o Governo Açoriano coloca os ENVC em sérios riscos, tanto financeiros como psicologicamente deixa os trabalhadores desta empresa arrasados e com medo do futuro.
Depois de 65 anos a conquistar o mercado mundial (Brasil, EUA, França, Finlândia, Noruega, Islândia e, sobretudo, Alemanha, entre outros), onde os seus navios são apreciados e premiados, surge o Governo Açoriano a descobrir que os ENVC não lhe serve.
Fuí funcionária destes Estaleiros durante 11 anos, foi lá que comecei a minha carreira profissional. Tenho um carinho muito especial pelos ENVC ao qual ainda estou muito ligada, conheço e confirmo a alta competência e qualidade de todos os profissionais que lá trabalham, por isso sei avaliar pelo que devem todos estar a passar. Os ENVC tem construído navios para Armadores de todo o mundo sempre com louvor, para agora ser injustiçado pelo próprio país, indirectamente sim, uma vez que é um Governo de uma região autónoma mas que ainda é Portugal... É injusto.
Neste momento difícil junto-me a eles, em solidariedade para com todos os meus ex-colegas e bons amigos que lá tenho, pedindo-lhes que não desanimem, que tenham FORÇA e que LUTEM, não deixem de acreditar porque eles sabem o valor que têm. Os ENVC já passaram por muitos "apertos", e foi sempre a união de todos que fez derrubar obstáculos, este é mais um, FORÇA companheiros.
O texto que coloco em seguida e que tão bem ilustra esta injustiça é da autoria de Sergio Cruises, ao qual agradeço.

"O navio Atlântida, encomendado pelo Governo Açoriano aos estaleiros navais de Viana do Castelo, para efectuar as ligações marítimas entre ilhas Açorianas, acaba de ser recusado por este. O Governo Açoriano rescindiu o contrato com o estaleiro o que poderá colocar este estaleiro em sério risco financeiro.


Também terá consequências na reputação do mesmo, uma vez que esta recusa põe em causa a credibilidade e qualidade deste estaleiro a nível nacional e internacional. Recorde-se que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são os maiores e melhores estaleiros de construção naval Portugueses, com muitos navios construídos e sendo a maior parte dos seus produtos para exportação, uma prova da qualidade dos mesmos. Estes estaleiros têm pouca experiência na contrução de navios de passageiros, mas têm provas dadas com a contrução do ferry Lobo Marinho, actual ferry que efectua as ligações entre a Madeira e Porto Santo. O Atlântida é uma versão deste último, mas em escala menor e sujeito a diversas alterações impostas pelo seu ex-comprador. Este projecto é de origem Russa e sofreu adaptações ao longo da construção para operar nos mares dos Açores. O projecto é Russo por ordem do ex-comprador. O navio nos testes de mar atingiu os 16,5 nós de velocidade, ou seja 85% da velocidade contratada.O governo Açoriano precipitou-se e foi influenciado pela opinião pública agora esperamos uma vez mais pela solução que irá encontrar para resolver a situação do transporte marítimo nos Açores. Provavelmente passará pelo fretamento de navios, situação que certamente não será benéfica para os Açorianos, uma vez que a mesma solução já deu provas de não ser fiável para este tipo de mercado. Recorde-se que o governo Açoriano tem recorrido ao fretamento de navios no período de Verão para efectuar o transporte inter-ilhas. Aos estaleiros resta a venda do navio para o mercado internacional, afinal é o mercado que confia nos seus produtos. Provavelmente serão feitas algumas alterações para evitar alguns aspectos menos positivos na construção que se destinava ao mercado nacional.


A rescisão do contrato baseia-se segundo o próprio governo no facto do navio não ter atingido a velocidade pretendida, e explícita no contrato, uma vez mais um governo prova a sua ignorância em termos marítimos e deixa influenciar-se pela comunicação social, errando de forma grosseira e pondo em risco de falência o melhor estaleiro naval Português, e adiantando que irá fretar navios para assegurar o serviço, ou seja uma vez mais iremos ter um governo a dar o dinheiro dos Portugueses aos estrangeiros. Refira-se que quer a Atlânticoline empresa que iria operar o novo navio, quer os estaleiros navais são empresas públicas. "
"Texto e fotos:Ricardo Martins , Madeira.
Publicada por Sergio Cruises em Quinta-feira, Abril 09, 2009 "



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