O Estranho caso do navio "Atlântida"
"É preciso indignarmo-nos. Divulgar este vídeo é dar voz à nossa indignação."
Para quem não sabe 1 nó = 1 milha náutica/hora = 1852 metro/hora = 1,852 quilômetros/hora.
A meu ver 16,5 Nó será até uma velocidade muito mais segura para as distâncias a que o navio se destina e principalmente pelas características atmosférias dos Açores, quase sempre com mar turbulento.
Com esta atitude o Governo Açoriano coloca os ENVC em sérios riscos, tanto financeiros como psicologicamente deixa os trabalhadores desta empresa arrasados e com medo do futuro.
Depois de 65 anos a conquistar o mercado mundial (Brasil, EUA, França, Finlândia, Noruega, Islândia e, sobretudo, Alemanha, entre outros), onde os seus navios são apreciados e premiados, surge o Governo Açoriano a descobrir que os ENVC não lhe serve.
Fuí funcionária destes Estaleiros durante 11 anos, foi lá que comecei a minha carreira profissional. Tenho um carinho muito especial pelos ENVC ao qual ainda estou muito ligada, conheço e confirmo a alta competência e qualidade de todos os profissionais que lá trabalham, por isso sei avaliar pelo que devem todos estar a passar. Os ENVC tem construído navios para Armadores de todo o mundo sempre com louvor, para agora ser injustiçado pelo próprio país, indirectamente sim, uma vez que é um Governo de uma região autónoma mas que ainda é Portugal... É injusto.
Neste momento difícil junto-me a eles, em solidariedade para com todos os meus ex-colegas e bons amigos que lá tenho, pedindo-lhes que não desanimem, que tenham FORÇA e que LUTEM, não deixem de acreditar porque eles sabem o valor que têm. Os ENVC já passaram por muitos "apertos", e foi sempre a união de todos que fez derrubar obstáculos, este é mais um, FORÇA companheiros.
O texto que coloco em seguida e que tão bem ilustra esta injustiça é da autoria de Sergio Cruises, ao qual agradeço.
Também terá consequências na reputação do mesmo, uma vez que esta recusa põe em causa a credibilidade e qualidade deste estaleiro a nível nacional e internacional. Recorde-se que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são os maiores e melhores estaleiros de construção naval Portugueses, com muitos navios construídos e sendo a maior parte dos seus produtos para exportação, uma prova da qualidade dos mesmos. Estes estaleiros têm pouca experiência na contrução de navios de passageiros, mas têm provas dadas com a contrução do ferry Lobo Marinho, actual ferry que efectua as ligações entre a Madeira e Porto Santo. O Atlântida é uma versão deste último, mas em escala menor e sujeito a diversas alterações impostas pelo seu ex-comprador. Este projecto é de origem Russa e sofreu adaptações ao longo da construção para operar nos mares dos Açores. O projecto é Russo por ordem do ex-comprador. O navio nos testes de mar atingiu os 16,5 nós de velocidade, ou seja 85% da velocidade contratada.O governo Açoriano precipitou-se e foi influenciado pela opinião pública agora esperamos uma vez mais pela solução que irá encontrar para resolver a situação do transporte marítimo nos Açores. Provavelmente passará pelo fretamento de navios, situação que certamente não será benéfica para os Açorianos, uma vez que a mesma solução já deu provas de não ser fiável para este tipo de mercado. Recorde-se que o governo Açoriano tem recorrido ao fretamento de navios no período de Verão para efectuar o transporte inter-ilhas. Aos estaleiros resta a venda do navio para o mercado internacional, afinal é o mercado que confia nos seus produtos. Provavelmente serão feitas algumas alterações para evitar alguns aspectos menos positivos na construção que se destinava ao mercado nacional.
A rescisão do contrato baseia-se segundo o próprio governo no facto do navio não ter atingido a velocidade pretendida, e explícita no contrato, uma vez mais um governo prova a sua ignorância em termos marítimos e deixa influenciar-se pela comunicação social, errando de forma grosseira e pondo em risco de falência o melhor estaleiro naval Português, e adiantando que irá fretar navios para assegurar o serviço, ou seja uma vez mais iremos ter um governo a dar o dinheiro dos Portugueses aos estrangeiros. Refira-se que quer a Atlânticoline empresa que iria operar o novo navio, quer os estaleiros navais são empresas públicas. "
Publicada por Sergio Cruises em Quinta-feira, Abril 09, 2009 "
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