Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Montag, Oktober 17, 2005

Paisagens são sempre segredos sobre segredos

Fotografia: Micas - Entrada no porto de Dover 10-10-05


Sempre que viajo levo apenas o absolutamente necessário, por vezes esqueço-me de um ou outro objecto. Porém há duas coisas sem as quais seria impensável para mim de viajar; os olhos, olhos de ver e para ver e o coração para sentir e viver cada momento...
Porque ainda não houve tempo de traduzir em palavras tudo aquilo que vi e senti na última semana, deixo um poema de João Martim, que fala de viagens e do qual gosto particularmente.

"O medo pulsa dos corpos embarcados

às vezes se agarra ao cais imóvel

a aguardar ordens submisso

ou se perde numa nuvem incisiva e fatal

Aqui

nas dunas que me sustentam

nesta onda de sol molhado estendido

nada mais importa

nas paisagens assustadas pelos banhistas

apenas a tarde caíndo

os despojos de mais um dia de praia

e a luz amarela a pintar-nos o que ficou das areias.

Para lá da primeira água que nos toca

sempre fria

resta o silêncio da espuma no recuo do mar

e o planáltico brilho do quartzo

onde buscamos por marcas e afundamentos

sensações novas

enquanto a solidão fica derretida no sol

Está mais quente agora a água

tocada por gaivotas famintas que ardem

sinto-o porque sou de mar

sei dos oceanos as poucas palavras

que sobrevivem respirando

de praias não sei quase nada

paisagens são sempre segredos

sobre segredos

pintados ou não

todas as respostas estão aí

nessas estepes que guardam beijos enterrados

por entre a erva que lateja

a inutilidade das palavras

"João Martim - 2002"

Comments:

14 Comments:

  • At 2:42 AM, Blogger Nic said…

    estou contente por te teres divertido.
    welcome back
    :)

     
  • At 3:28 PM, Blogger Fragmentos Betty Martins said…

    Olá Micas

    Um poema lindo... uma viagem com o olhar.

    Nas viagens pudemos tirar fotos, filmar, mas se a viagem não for "feita" com o sentir, com o reter do olhar... nada fica... apenas mais um sitio por onde passamos.

    Um beijo

     
  • At 5:36 PM, Blogger Manel do Montado said…

    "os olhos, olhos de ver e para ver e o coração para sentir e viver cada momento..."
    Sem mais palavras. Esta bateu-me fundo, muito fundo mesmo.
    Também eu nas minhas viagens o fazia e ainda faço, só que quando o quero explicar a outros não consigo. Esta tua frase é sublime e com a devida permissão usá-la-ei.
    Melhores cumprimentos.

     
  • At 7:00 PM, Blogger Conceição Paulino said…

    não conhecia, nem conheço o autor dado k só hoje li este (belíssimo) poema único k aqui nos ofertaste: Tocou lá no fundonho de mim e põ-lo a procurar, o quê, não sei, só uma vontade de procurar. bjs amiga e boa semana.

     
  • At 8:28 PM, Blogger mfc said…

    Bem regressada. Fico contente.
    E para quando a reportagem legendada como tu tão bem sabes fazer??!

     
  • At 9:11 PM, Anonymous Anonym said…

    Micas, o poema está por demais mas olha [...] o que gostei mesmo foi de ver essa foto do porto de Dover.

    E já agora aproveito para te agradecer o comentário que largaste lá... no meu território.

    Beijocas e inté.

     
  • At 12:07 AM, Blogger Madeira Inside said…

    Olá Micas! Já tinha saudades!!
    E o que há de mlehor tem de ser visto com os olhos e sentido com o coração!! Por vezes andamos tão distraídos com o que nos rodeia que nem com olhos conseguimos chegar onde queremos!!
    E é verdade o que se diz, "Os olhos são o espelho da alma".

    Um beijinho para ti!
    Boa semana!

     
  • At 12:16 AM, Blogger Unknown said…

    Belíssima foto e belíssimo poema, amiga! Como aliás, é belo todo o sentimento e tudo aquilo que publicas nesta tua casa tao terna e cheia de carinho!
    Adoro vir aqui, minha querida!
    Beijos e ssorisos para ti!

     
  • At 2:00 AM, Blogger "Sonhos Sonhados" e "Os Filmes da Minha Vida!" said…

    (queria enviar por mail...
    mas não encontrei)


    QUERIDOS AMIGOS

    ...desculpem não ter comentado nos vossos blogues,
    porém...
    tenho andado doente e triste
    e daí a falta de motivação.

    ...também não tenho escrito no blogue,
    pois só gosto de passar
    ideias lindas e alegres...
    e
    não estou preparada neste momento,
    para essas delícias...
    ...jogadas com palavras que brincam felizes.

    ...tenho apenas enviado alguns mails
    que me chegam,
    para vos dizer que estou "vivinha"
    e
    não VOS esqueci.

    para todos um beijo muito grande
    da vossa leitora
    e
    grande amiga létinha.

     
  • At 1:55 PM, Blogger Daniel Aladiah said…

    Querida Micas
    Os sentidos são fundamentais, porque são a forma de o nosso cérebro ter a informação do que nos rodeia, mas o sentir é mais importante, porque tem a ver com a dimensão que a nossa alma dá a essa informação.
    Um beijo
    Daniel

     
  • At 3:37 PM, Blogger Unknown said…

    as paisagens jorram sabedoria para os nossos sonhos

     
  • At 10:07 PM, Blogger Geosapiens said…

    ...pelos vistos foram umas boas férias...aí está uma imagem que vale mais que mil palavras...mas as que puseste foram bem interessantes...um beijo...

     
  • At 3:29 PM, Blogger mfc said…

    Anda... escreve-nos!
    E a reportagem da ida à terra dos "bifes"!!!

     
  • At 3:29 PM, Blogger mfc said…

    Anda... escreve-nos!
    E a reportagem da ida à terra dos "bifes"!!!

     

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer