E afinal em que ficamos???
De uma maneira geral os alemães não estão satisfeitos com os resultados das eleições nem com o impasse criado pelos mesmos, há até quem defenda a realização de novas eleições.
Dresden ainda vai a votos no próximo dia 2 de Outubro, embora o resultado não deva ter qualquer influência nas percentagens do passado domingo.
Dresden ainda vai a votos no próximo dia 2 de Outubro, embora o resultado não deva ter qualquer influência nas percentagens do passado domingo.

Fazem-se sondagens sobre as possíveis coligações e sobre quem deverá ser o próximo Chanceler quase como quem faz apostas.

Sem comentários...
É dificil prever o que irá acontecer já que todos os implicados não conseguem chegar a um consenso. Se por um lado Merkel reclama o seu lugar uma vez que ganhou mesmo tendo sido „derrotada“, Schröder defende que o poder deverá ser entregue à maior força política votada, assim sendo temos o SPD como o maior partido, já que „Die Union“ de Merkel são dois partidos (CDU/CSU).

As especulações sobre possíveis coligações são muitas, desde a „Jamaica“ (CDU/CSU – FDP – Verdes) o que a meu ver não irá acontecer. Joschka Fischer anunciou ontem em Berlim que deixará os Verdes caso o partido se una ao CDU/CSU, para além disso e tendo em conta que Fischer fez parte do anterior governo de Schröder, a política ambiental dos "Grüne" tem como principal base o encerramento (já em curso) de todas as centrais nucleares, Merkel por seu turno quer a reactivação das mesmas centrais e acabar com o financiamento para a energia éolica. A menos que os Verdes não queiram perder o seu lugar no governo parece pouco viável esta coligação pela disparidade de ideias entre os líderes, até porque as relações entre Fischer e Westerwelle (FDP) nunca foram as melhores.
O Linkspartei já afirmou que não pretende unir-se a Schröder ainda que La Fontaine já tivesse pertencido ao SPD, e entre Schröder e Gysi não existe qualquer tipo de sintonia.

A coligação „semáforo“ (SPD-FDP-Verdes) é ainda mais remota, Westerwelle do FDP afirmou não estar interessado na união com o SPD de Schröder.
Fala-se também na coligação „SchwAmpel“, brincando com a lingua alemã se juntarmos as 4 letras inicias da palavra schwarz que significa „preto“ cor do CDU/CSU à palavra „Ampel“ que quer dizer „semáforo“ (vermelho[SPD]-amarelo[FDP]-verde[Grüne]) dando a junção de todos, bem esta é apenas ficção de alguns que já começam a brincar com a situação!!!
Na opinião de muita gente onde me incluo o mais provável será uma coligação entre Schröder e Merkel; Kirhhof o homem escolhido por Merkel para Ministro das Finanças, o mesmo que pretendia implementar uma taxa única de imposto de 25% informou que se vai retirar devido a tantas incertezas, daí que não seja despropositada a ideia desta coligação.
Na opinião de muita gente onde me incluo o mais provável será uma coligação entre Schröder e Merkel; Kirhhof o homem escolhido por Merkel para Ministro das Finanças, o mesmo que pretendia implementar uma taxa única de imposto de 25% informou que se vai retirar devido a tantas incertezas, daí que não seja despropositada a ideia desta coligação.
Resta saber qual dos dois ficará como chanceler uma vez que nenhum quer abdicar, a maior parte dos alemães parece preferir Schröder a Merkel e mais importante ainda, resta saber até que ponto irá funcionar!!!
Há que esperar para ver, até lá e para acabar com o capítulo „Eleições“ seria bom que todos eles tivessem o bom senso de não deixar o país e a europa neste impasse por muito tempo.

8 Comments:
At 10:09 PM,
Fragmentos Betty Martins said…
Olá Micas
Eu simpatizo com o Schroder, vamos esperar para ver.
Beijinhos
At 12:17 AM,
isa xana said…
estava a achar esta historia tao complicada, agora ja comeco a perceber um pouco mais
beijo
At 9:58 AM,
Manel do Montado said…
Excelente. A Micas, isto é, o blog da Micas é o melhor jornal/notciário sobre polítca internacional. E se eu leio jornais, de papel e netjornais.
Enquanto a teimosia dura a Europa espera e a economia desespera. Alles gut.
Agora, na terra das melhores máquinas motorizadas oferecerem um mini (Made in UK)a quem adivinhar quem vai por o "bumbum" na cadeira de Chanceler já é mau gosto a mais ou como a Micas refere: "Sem comentários".
Esperando mais análise política de qualidade, ou mais um epsódio desse folhetim.
Vou trabalhar que se faz tarde!
At 4:46 PM,
musalia said…
é uma grande embrulhada, quem irá governar?...
beijos, Micas.
At 10:12 PM,
mjm said…
Sim, a Europa agradecia...
Grande crónica, ó m'na Micas!? Realmente, basta seguir por aqui.
..
Estou tão sem jeito para te agradecer [bonequinho q cora]
Danke. Gross Kuss
At 10:30 PM,
Unknown said…
agora ri-me...estive num blog brasileiro em que se congratulavam com as eleições na alemanha porque os FDP tinha ficado em 3º e lá no brasil os FDP ficaram em primeiro....(hihihih)
beijo
At 2:13 AM,
Å®t Øf £övë said…
Amiga,
Isso por aí vai mesmo uma grande confusão à medida dos politicos... eles adoram essas situações.
Bom fds para ti.
Bjs.
At 9:20 AM,
Anonym said…
Maria, juro que não entendo esse silêncio...
Kommentar veröffentlichen
<< Home