Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Samstag, September 10, 2005

Breves da Westfália


(OK...na minha casa o sol bate desde que nasce até se pôr)

Para além das temperaturas fora do normal (acima dos 30º C) que se fazem sentir nesta altura do ano aqui na Alemanha, abriu no passado dia 1 de Setembro na cidade de Kassel a Documenta – uma exposição em 5 capítulos – considerada a maior e mais importante mostra de arte da Westfália que este ano festeja os seus cinquenta anos.
O desenvolvimento desta exposição - que teve o seu início em 1955 com o nome de Bundesgartenschau e que posteriormente foi alterado para Documenta, consiste não só num misto de muitas contradições e inconsistências mas também reflecte diferentes artes e paixões criteriosas, filosofias e teorias, tanto quanto política contemporânea e tendências sociais.
Cinquenta anos da Documenta correspondem a cinquenta anos de arte – e de história contemporânea, a qual é de todo impossível descrever de forma linear.
A exposição 50 anos de Documenta 1955-2005 tem como principal mote a fragilidade da historia da arte, reconsiderada numa prespectiva do presente. Básicamente deixa o material de arquivo e as obras de arte sem outras interpretações ou comentários, os visitantes ficam assim em posição de comparar e recordar de forma independente e de se aventurarem na experiência de tentar sentir a atmosfera em que determinada peça foi concebida. De maneira a apresentar séries de visão ampla, a exposição está estruturada em cinco capítulos complementares interactivos: arquivos, história da arte, geográfico, documental, cinematográfico/ cientifico. Uma exposição a ver até ao dia 20 de Novembro.


Este mês o tabaco também foi aumentado, ser fumador aqui não fica barato. Um Marlboro por exemplo, custa neste momento 4,40€.
Um maço tem apenas 19 cigarros, segundo me informaram a percentagem do vigésimo cigarro é a comissão do revendedor.
Por outro lado sempre que se verifica um aumento, em geral o mesmo serve para financiar alguma coisa. O do ano passado serviu como financiamento de um fundo para ajuda de mães adolescentes.
Os maços de tabaco “Light” também deixaram de existir, ou melhor, por directiva comunitária, a palavra “light” deixou de poder ser utilizada pelas empresas tabaqueiras. Como resposta a esta directiva a maioria das marcas manteve as cores que já utilizavam como diferenciação omitindo a palavra “light”, em alguns casos acrescentaram a palavra “silver”.

(Políticos...tão diferentes e tão iguais...apenas promessas)

Para finalizar, realizou-se o debate entre Gerhard Schröder (SPD) e Angela Merkel (CDU).
O único debate parlamentar antes das eleições antecipadas do próximo dia 18 de Setembro.
Durante os 45m em que Schröder falou, atacou o perito financeiro Prof. Kirchhof da CDU, o qual pretende implementar uma taxa única de imposto de 25%. Por seu lado Angela Merkel criticou duramente Schröder, dizendo que o mesmo nunca conseguiu concretizar aquilo que tinha prometido.
Resumindo: Nada de novo. Foi mais uma discussão emocional onde foram usados os mesmo argumentos utilizados durante a campanha.
Pessoalmente achei o desempenho de Schröder bem melhor do que Merkel, mas como sou suspeita e, como o melhor é mesmo não pensar em coisas tristes...


...aproveitemos da melhor maneira este tempo maravilhoso enquanto ainda o temos por estes lados!!! deve ser sol de "pouca dura"...

Comments:

10 Comments:

  • At 4:06 AM, Blogger "Sonhos Sonhados" e "Os Filmes da Minha Vida!" said…

    kerida Micas

    vou passar férias para junto de ti...
    solinho bom,
    festas na rua,
    exposições...
    .............
    que maravilha!

    beijux létinha e bfs.

     
  • At 11:26 PM, Blogger Unknown said…

    Querida Micas tu és espantosa, adorei a tua exposição.
    Beijinhos

     
  • At 11:22 AM, Blogger Conceição Paulino said…

    Descreveste muito bem a DOCUMENTA. Dá para perceber a lógica organizativa e ficar com pena de não ir.Sobre o aumento do tabaco digo; ai serviu para....Aqui: Não serve!!!!!Bom fs. Bjs e;)

     
  • At 2:36 PM, Blogger Humbertothewizard said…

    Com essas temperaturas a rondar por aí em terras germânicas, só falta mesmo é a praia, não é Micas? Eu só posso invejar, claro no bom sentido, não poder estar por aí, não só para desfrutar a agradável atmosfera, mas sim tambem para assistir a essa magnifica exposição artística, a Documenta, cujo espólio valiosissimo certamente, eu adoraria observar os 50 anos retratados da história da arte. O tabaco já todos sabem que faz mal. Porém, tal como aqui, procurar ganhar dinheiro á conta dessa boa intenção não concordo, já que não é aumentando o preço do maço que vai dissuadir o fumador inveterado de o adquirir. Angela Merkel é uma conservadora por natureza, mas será que vai alterar alguma coisa no preocupante cenário azincentado que se vive actualmente na Alemanha com a sua locomotiva industrial que começa a perder gáz? Conseguirá ela, uma vez que as sondagens lhe são propícias, a fazer nascer o sol da economia que a Alemanha já viveu? Um sincero voto caloroso de muitas felicidades para a Micas que se encontra por aí na Alemanha.

     
  • At 6:10 PM, Blogger Schwarz said…

    andava a passear pela net e cheguei aqui! Já agora deixo o convite para espreitares o meu!

     
  • At 6:33 PM, Blogger Estrela do mar said…

    ...@miga hoje não venho ler, pois ainda não ando com disposição para grandes leituras...mas sim agradecer-te as palavras que me deixaste neste momento difícil por que estou a passar...

    Um beijinho de amizade para ti Micas.

     
  • At 12:13 PM, Blogger Nilson Barcelli said…

    Eu vi, de raspão, o tal debate. Sem perceber vi logo que não havia nada de novo... é o habitual.
    Calor? Aqui não passou dos 21 ou 22... e até choveu a semana passada.
    Uma boa semana. Beijinhos.

     
  • At 4:07 PM, Blogger Madeira Inside said…

    Hallo!!
    Antes de mais, obrigadíssima por teres "caído" na minha teia!! Como deves imaginar, isso deixa-me muito contente!!!
    Já estiveste cá na Madeira?? Porreiro! Se voltares, avisa!! :)
    Tnes um blog muito porreiro!! Voltarei de certeza!!!
    Até ....
    Bjs

     
  • At 8:14 PM, Blogger mfc said…

    Pois por cá este início de Setembro foi chuvoso e algo frio!
    Quanto às eleições tb torço como tu, mas não sei não se os alemães pensarão o mesmo!!

     
  • At 4:04 PM, Blogger musalia said…

    que pena não poder ver essa exposição!...mas na Alemanha não dá...

    o tabaco, há quem faça enormes sacrifícios para deixar de fumar e depois...não resista e volte ao mesmo (não, não sou eu)

    hoje a temperatura, subiu. espero que fique por aqui, não gosto lá muito do calor...

    beijos.

     

Kommentar veröffentlichen

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer