Münster celebrou 1200 anos
A minha cidade esteve em festa durante os últimos 3 dias. Celebrou-se os 1200 anos de Münster sob o mote de “Uma nova Espiritualidade”.
Esta cidade considerada a principal cidade histórica e cultural da Westfália deve o seu nome ao Bispo Liudger, um padre católico nascido no ano de 742 em Utrecht. Em 792 Karl dem Großen chamou Liudger tendo-lhe dado como tarefa a cristianização da Westfália e da Frisía. A aldeia para onde foi enviado Liudger tinha o nome de Mimigernaford an der Aa (Münster actualmente), lá ele fundou um mosteiro com escola eclesiástica e mandou construir a catedral de Paulus. Foi sagrado 1º Bispo de Münster no ano de 805. Foi ele o principal responsável pelo forte crescimento cultural e econónico da cidade.
Mais tarde foi o Bispo Clemens August Graf von Galen, que ficou conhecido como “O Leão de Münster” devido à sua luta contra a eutanásia, contra o terror da Gestapo e repressão religiosa. Provávelmente este Bispo será canonizado em Outubro próximo.
Durante estes 3 dias de festa, realizaram-se 80 palestras, 100 concertos de música espalhados pela cidade, entre outros o do carrilhão da Catedral e do orgão da Igreja Lamberti, que foram a meu ver qualquer coisa de fabuloso.
Houve também como que um recuar no tempo onde várias pessoas de todas as fachas etárias, se vestiram com fatos de várias épocas e se misturaram com os visitantes espalhados pela cidade, mostrando um pouco da história da Westfália.
Achei muito interessante e bem mais engraçado do que os nossos cortejos histórios, onde todos seguem uns atrás dos outros com cara de caso.
Os visitantes ficaram com a ideia que realmente tinham recuado no tempo, mesmo que o tempo não tenha ajudado, já que apesar do calor a chuva teimou em cair sem contudo ter estragado a boa disposição de todos que por lá andaram.
Mais informações aqui
21 Comments:
At 3:10 AM, Nic said…
Happy Birthday for Münster and many Happy Days for Micas!
At 8:28 PM, Anonym said…
¦•¦ Tanta coisa para dizer e falta-me o tempo ¦•¦ provavelmente o melhor é começar do princípio. ¦•¦ Então aí vai [...] as lições que dás sobre história são deveras importantes, pois ele há coisas que desconhecia por completo ¦•¦ pensar eu que esse tal de Münster é mais ou menos da minha idade. ¦•¦ Eh!Eh!Eh! brincadeira. ¦•¦ Mas o que me chamou mais a atenção foi uma particularidade que eu consegui focar, ou seja ¦•¦ há muito que ando a indagar de onde raio vieram os frísios, ao que ninguém me conseguiu explicar ¦•¦ até que surges tu a abrir novos horizontes sobre essa matéria, pois ao referires Westfália indicas ¦•¦ suponho eu, que a Frísia ocupasse território que hoje é Alemão. ¦•¦ Certo ?
¦•¦ A outra coisa é que já te deixei um comentário ao artigo que publicaste no Ser Humano ¦•¦
∇ Beijocas e inté ∇
At 8:31 PM, Anonym said…
Vem conhecer este magnífico blog.
Eu, o teu ... há muito que o visito e conheço. Aliás, apesar do que possas pensar, abri-te novas janelas aqui, em Portugal... tu é que nem sequer imaginas.
Até breve.
At 12:22 AM, Å®t Øf £övë said…
Então estás de parabéns.
Pela tua cidade e pela bela história que ela tem contida na sua longevidade.
Boa semana.
Bjs.
At 2:29 AM, Fata Morgana said…
Ainda não foi hoje que te escrevi :(
Mas vim dar um passeio contigo, também não está mal...
Beijinhos, Micas, e saudades.
At 11:04 AM, Conceição Paulino said…
Parabéns: pelo excelente post e divulgação cultural e pelos (pouco) aninhos da tua cidade. Felizmente por cá tmb se vão fazendo feiras medievais, árabes e outras...deixaram o modelo de desfile. Bj grande
At 11:58 AM, Pete said…
Bom dia,
parabéns à tua cidade, deve ter sido uma festa de arromba. Eu tive a sorte de estar em Kiel durante a Kieller Woche, foi também uma semana espectacular. O povo Alemão sabe festejar em grande e com muita alegria... :o)
At 2:21 PM, Menina Marota said…
Estou imensamente grata pela partilha que fizeste e, pelo prazer de ler e "conhecer" locais que desconheço por completo!
Adorei ler-te e, estou feliz por poderes ir ao jantar do fraternidades ou, pelo menos passares lá para te conhecermos!
Um abraço terno ;)
At 5:07 PM, isa xana said…
gosto de conhecer o desconhecido, como qualquer um. achei bem interessante o que me ensinaste, pois não sabia nada disto.
claro que podes linkar;) e linkar-te-ei também pois gostei do pouco que já vi
**
At 5:53 PM, Pete said…
Ora pois que fiquei com saudades da Kieler Woche e então resolvi fazer uma pequena pesquisa...
http://www.kieler-woche.de
Eu na verdade tenho saudades de toda a Alemanha que eu visitei. Gostava de aí voltar, mas desta vez em turismo franco (em vez de trabalho misturado com turismo) e acompanhado do meu amor. Claro está que passaríamos por Munster para te visitar... :o)
At 10:35 PM, Anonym said…
Oi, já estou na área conferindo as novidades e adorando cada visita.
Voltarei sempre e estarei indicando nas minhas páginas.
Beijabrações
At 10:49 PM, Anonym said…
Estou pela 1ª vez a expressar o qto gosto de visitar a "casadaMicas". Têm sido frequentes visitas e muito agradáveis. Vou continuar...aqui em Viana a viajar com a Micas. Obrigada.Regibamag
At 1:26 AM, Fragmentos Betty Martins said…
Micas
Excelente trabalho.Partilhaste a história da tua cidade.
Obrigada, por aquilo que aprendi aqui, nesta tua "casa" tão acolhedora.
Beijinhos grandes
At 4:39 PM, Humbertothewizard said…
São publicações como esta que no meu modesto entender enriquecem qualquer espaço na Net, uma vez que existe a nítida preocupação em ilustrar usos e costumes de outros povos, e não atirar para o ecrã palavras ôcas e vagas, mas sim abrir corredores por onde as águas da divulgação cultural possam circular livremente. Agradeço à Micas ter-me propocionado estes agradáveis e pertinentes momentos fotográficos que mostram um pouco da história e da vida comum da cidade de Munster, que tal como nós, tambem os alemães provávelmente lutam hoje para preservar as suas genuínas tradições.
At 6:15 PM, Titá said…
Micas, obrigada pela tua visita! Volta sempre, serás bem vinda!
Adorei o teu blog! Vou voltar!
Parabéns à tua cidade!
bjs
Tita
At 8:53 PM, Anonym said…
Grato Ω pela informação. Ω
Beijoca e inté
At 10:26 PM, Carlos Alberto Lopes (Ka) said…
Se algum dia eu vier a tornar-me um turista assíduo na Westfália, garanto-te que terá sido aqui "na tua casa" que se começou a esboçar e nascer a curiosidade .
O estigma causado pela informação histórica não nos desperta a conhecer a cultura e modo de viver actual.
Obrigado.
At 10:31 PM, eduardo said…
Mesmo que os meus dias estejam preenchidos com compromissos que não posso adiar, sei que está tudo aqui registado e qualquer altura é boa para me actualizar e ter o previlégio de me sentar aqui um bocadinho a saber das novas que nos contas. Estou na casa duma conterrânea, então?
Mais tarde ou mais cedo, dou sempre com a rua onde tu moras.
Beijokas.
At 11:11 PM, Monalisa said…
E agora anda festejar comigo....sim?
At 12:06 AM, Pedro Farinha said…
Bonita reportagem :-)
At 10:33 AM, Fátima Santos said…
Tudo de bom para ti, Micas.
Kommentar veröffentlichen
<< Home