Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Montag, September 20, 2004

Um fim-de-semana Cultural e Ecológico

Foram muitos os eventos realizados por aqui durante este fim-de-semana, contudo não tive grande dificuldade em escolher aquilo que achei ser o mais interessante, no meu ponto de vista, claro está.
No momento decorrem as festas da cidade, que só me fizeram lembrar (ainda mais) as tão famosas “Feiras Novas”, as quais decorrem também nesta mesma altura, na terra que me viu crescer.
Por aqui não me deixei ficar, barulho e confusão não são propriamente coisas que me seduzam.
Optei então por um programa mais calmo e longe do bulício da cidade.
Um programa cultural de Literatura aliada a música, que teve lugar no Museu de Literatura da Westfalia. (www.kulturgut-nottbeck.de )

O mesmo foi apresentado pelo vibrafonista internacionalmente reconhecido Stefan Bauer e pelo escritor não menos conhecido Michael Klaus.
Estes dois artistas apresentaram o seu projecto de Literatura e Jazz, que tinha por titulo “LITTLE RED ROOSTER” .

Michael com o seu texto satírico juntamente com a excelente música feita pelo Stefan, mostraram que as suas infâncias e adolescências, passadas na zona do Ruhr entre os anos 50 e 60, foram algo bizarras e de certa forma ligadas ao desenvolvimento do mundo. Eles deixam aparecer figuras fantásticas, tais como o Rei Gunther von Burgund, James Last e umas enfermeiras Espanholas (??).
Falando um pouco sobre estes dois artistas, Michael Klaus lia fábulas quando criança e tinha ideias um tanto loucas para a idade. Segundo o próprio, essas raízes da infância tornaram-se no que viria a ser a balança da sua vocação literária.
Michael Klaus é apontado pela WDR (canal da televisão alemã) como sendo um dos escritores de sátira e de prosa curta, mais importantes da língua germânica. Tem publicados vários romances e histórias satíricas, folhetins para rádio. Escreveu tambem guiões para séries televisivas, e um para um filme de cinema intitulado « Nordkurve »
Quanto a Stefan Bauer, este diz que o Jazz foi o seu 1º amor. Durante os seus estudos, feitos no Conservatório de Dortmund, o multitalentoso músico descobriu o Vibrafone e descreve-o como um instrumento feito especialmente para si. Encontrou as suas influências em músicos como; Lionel Hampton, Gary Burton e Bobby Hutcherson mas foi principalmente o músico e mentor David Friedman que influenciou o decisivo caminho musical deste artista. Em 1990 muda-se para o Canadá e actualmente vive em Nova York.
Tem vários trabalhos editados em CD. As suas composições situam-se numa área larga e dinâmica do Jazz, Música Nova, Grooves e sons livres. Tem o seu Quartetto “Stefan Bauer Quartett” e é considerado um dos melhores vibrafónicos da cena do Jazz contemporâneo.
Um espectáculo deveras excelente, e ainda que não tivesse conseguido apanhar todos os segundos sentidos das sátiras do Michael, valeu a óptima escolha. Não poderia ter terminado o sábado de melhor maneira.

Ontem foi o dia “Europaweiter Autofreier Tag” (Dia Europeu Livre de Automóveis) – cidade sem carros –
Uma iniciativa que por estes lados é levada muito a sério. Apenas circulam os autocarros (grátis neste dia), e todo o tipo de veículos não motorizados.
Enfim um dia livre de poluição.
Comments:

referer referrer referers referrers http_referer