Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Freitag, Juli 16, 2004

Epístola

Epístola de José aos socialistas da Europa em  13 / 7 / 2004
 
Caríssimos Irmãos
Tenho visto por estes dias, que a virtude maior de um socialista é a falta de preconceitos em apoiar aqueles que se apresentam desprovidos de outras ambições que não sejam as meramente pessoais. Por isso aqui venho hoje até vós pedir que não me negueis apoio, uma vez que me encontro desempregado e não tenho possibilidade de amanhar o sustento dos meus.
 
Pedem-me que apresente uma ideia. Pois bem, a ideia que vos trago é de molde a ser bem acolhida no vosso seio. É a ideia redentora de que devemos dar prioridade às políticas sociais. Porque o cristianismo, esta raiz profunda que eu gostaria de ver consagrada na Carta Europeia, impregna também os bons mandamentos do credo socialista, penso que a minha preocupação com os pobres vos encantará.Alguns poderão dizer-vos que não me preocupei suficientemente com os pobres do meu país. Mas a verdade é que o meu coração sempre esteve com eles, e de tal modo que não descansei enquanto não os vi multiplicarem-se.Outro vos dirão que eu não cobro impostos aos ricos para poder distribuir pelos pobres. Mas não foi Paulo que prescindiu de cobrar os impostos para seguir Cristo? Então que outro modo de agir poderia eu ter adoptado a partir do momento em que decidi seguir o Paulo?
 
Haverá quem levante falsos testemunhos sobre a minha perseverança como pastor dos mais oprimidos, uma vez que abandonei a minha paróquia quando a procissão ainda ia no adro. Mas não é verdade que também Cristo, quando ascendeu ao céus, entregou a Pedro a tarefa de cuidar das almas dos que por cá ficaram? Porque cuidar das almas, e aliviar o sofrimento dos mais desfavorecidos, é uma tarefa interminável, também eu deixei Pedro com o encargo de tratar dos 450.000 desempregados portugueses, quando os meus deveres para com o Todo-Poderoso me obrigaram a deixar o meu país.
Peço-vos pois que me considereis como um dos vossos, e me deixeis conceder aos irmãos europeus as mesmas (des)graças que já antes concedi aos Lusitanos.
 
"EVP"






Comments:

referer referrer referers referrers http_referer