Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Freitag, Juni 11, 2004

Feira Medieval

Ontem, dia 10 de Junho, dia de Camões e de Portugal, feriado nacional.

Embora, não esteja em Portugal, também aqui, na Alemanha, país onde me encontro actualmente, foi feriado nacional. Aproveitei o bom tempo, para ir a uma feira medieval. Não foi a primeira, tive já, a oportunidade de ir a algumas em Portugal.
Mas, tenho que admitir, que realmente, a nivel de organização, os alemães são exímios. Tudo foi pensado ao minimo pormenor, e, em nada se comparava, ás feiras medievais, que visitei no meu país.
O espaço, os materiais, os artigos, os jogos, o vestuário, as tendas, os animais á solta no recinto.
Na entrada, sugeriam aos visitantes, uma visita á tenda do vestuário, para aquisição de indumentárias a preceito. Com preços convidativos, poucos foram, aqueles que não acolheram a ideia. O ambiente tornou-se quase irreal, de um colorido intenso, os cheiros, o fumo, os sons, os trovadores, o teatro ambulante, os saltimbancos, os pregões, as crianças que corriam com guizos nos tornozelos. As pessoas, nas tabernas, com as canecas (toscas e feitas de argila) de cerveja, pão cozido na hora, azeitonas e queijos, os artesãos, as fogueiras, a forca. Tudo nos transportava, a um mundo longínquo e de encantamento.
Por momentos, deixei a imaginação tomar conta de mim. Imaginei-me na Bretanha Celta, com todos os seus mitos e rituais mágicos. Vidas duras, mas tão fáceis, vidas complicadas, mas tão simples.
Por um dia, saí deste mundo cruel e real em que vivemos, onde nos atropelamos, uns aos outros, num egoísmo desmedido. Por um dia, recuei a um tempo remoto, pleno de magia e sedução. Por um dia...
Comments:

referer referrer referers referrers http_referer