Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Samstag, Mai 22, 2004

Que Dios les Perdone

O casamento real espanhol, do príncipe Felipe das Astúrias com a ex-jornalista Letizia Ortiz, que se realizará amanhã em Madrid, vai envolver mais de 4 milhões de euros, segundo estudos da imprensa espanhola.
Há algumas semanas atrás, o Congresso de Deputados em Espanha aprovou uma subida de 4% no orçamento da Casa Real, passando este de 7.224.390 euros, em 2003, para 7.512.970 este ano, com o objectivo de assumir alguns dos gastos previstos com a boda do príncipe Felipe. No entanto, segundo a imprensa do país vizinho, o custo será muito superior e afectará muitos departamentos e várias administrações públicas. Para se chegar a 4.113.000 euros, número previsto, a revista espanhola Interviú fez um alargado estudo sobre os custos que envolvem a boda, onde só faltaram os gastos com a limpeza. Assim, e mesmo com os responsáveis eclesiásticos a afirmarem que este «se trata de apenas mais um casamento», o custo com a decoração da catedral de Almudena nunca será inferior a 240.000 euros, o mesmo valor que foi pago pela decoração da catedral de Sevilha para o casamento da infanta Elena. Para as flores, o custo estimado é de 110.000 euros, tendo como referência actual o preço de mercado e as 300.000 flores que, no caso da infanta Cristina, foram utilizadas em Barcelona. Os écrans gigantes, que serão instalados no exterior da catedral para que o povo espanhol possa seguir a cerimónia, custam 31.200 euros, segundo as empresas consultadas. No que diz respeito ao vestuário, prevê-se que o traje da noiva custe, pelo menos, os 6.000 euros que custou o da infanta Elena, ao passo que o do príncipe deverá oscilar entre 4.000 e 6.000 euros. Para os reis, cada indumentária deverá custar cerca de 4.500 euros. Por seu lado, os convites têm um custo calculado de 36.000 euros, enquanto que o banquete, fazendo as contas a um custo médio de 120 euros para 3.000 convidados, deverá rondar os 360.000 euros. Só o transporte dos convidados, dos hotéis para a catedral, deverá ascender a 25.800 euros. Mas não é tudo. O alojamento dos convidados está estimado em 350.000 euros, valor calculado tendo em conta os casamentos das duas infantas, ao qual acorreram 300 representantes de 40 casas reais de todo o mundo. Até há alguns dias, sabia-se que estavam reservados 50 quartos em cada um dos melhores hotéis de Madrid, cujo preço médio por dia e quarto é de 700 euros. Este valor, relembra as mesmas fontes, será suportado tanto pelos cidadãos espanhóis, no caso de parentes dos reis de Espanha, como pelos cidadãos das outras monarquias. Para além disso, a Casa Real deverá ainda assumir os serviços de cabeleireiro e maquilhagem dos convidados, tal como fez com a cerimónia das duas infantas. Sem ser descurada está ainda a segurança, que se estima em 1,2 milhões de euros, um valor que é quase duplicado, dados os recentes ataques terroristas, face ao que foi gasto nas anteriores bodas reais, quando o custo de cada 4.500 agentes ascendeu a 600.000 euros. Por último, a transmissão televisiva da cerimónia, segundo fontes da direcção da RTVE, custa 1,2 milhões de euros.

In – Portugal Diario – 21/05/04

Comments:

2 Comments:

  • At 9:28 PM, Anonymous Anonym said…

    Um gastadeiro de dinheiro de meter dó, tudo por conta do Estado espanhol, é o que é....valia mais que o dessem ao povo iraquiano para reconstruir o que andaram a destruir no Iraque ou que ajudaram os norte-"maricanos" a destruir...Foi uma bela surpresa ver a minha Abençoada no seu blog, Micas. Vou já colocar um link para o seu também. Ludovina Escarameia.

     
  • At 9:11 AM, Blogger Nilson Barcelli said…

    Todo esse dinheiro gasto não passa e um pequeno investimento. A publicidade a Espanha, em especial a Madrid, vista pelos milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, foi muito barata e o retorno em turismo será muito maior.
    Para além disso os espanhóis gostam disto, isto é, da monarquia e dos príncipes.
    Beijinho e boa semana.

     

Kommentar veröffentlichen

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer