Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Donnerstag, Januar 24, 2008

Nokia - so nicht!

.


Depois da Motorola no norte do país e da Siemens também aqui na Westfália, é agora a vez da Nokia decidir de um momento para outro, fechar portas e partir rumo à Roménia dentro dos próximos meses, colocando no desemprego cerca de 2300 funcionários.
Bochum, cidade situada cerca de 60kms de distância de Münster, foi na passada terça-feira palco de uma das maiores manifestações de protesto dos últimos tempos e que reuniu à volta de 15 000 manifestantes, tendo contado com o apoio não só dos trabalhadores da própria empresa, que inconformados com a situação tinham já aderido à greve em massa, como também de políticos do governo regional, sindicatos, igreja e, trabalhadores da Opel, Ford e Mercedes.
A decisão do grupo em encerrar a fabrica levou já a que, um ministro e o lider do SPD, Peter Struck entregassem os seus Nokias, apelando ao povo para que façam boicote a todos os produtos do gigante Finlandês.
A resposta não se fez esperar; a Camâra Municipal de Bonna anunciou ontem que 400 telemoveis da marca, pertencentes aos seus funcionários, serão devolvidos nos próximos dias.
A Alemanha de norte a sul e todas as facções políticas estão unidas neste boicote, esperando-se que mais serviços públicos sigam o exemplo da CMBonna. Seehofer da CDU e ministro do consumo pediu já um estudo sobre como abolir os telemóveis finlandeses em todo o Ministério pelas vias legais.
Depois de receber subsídios e obter lucros a Nokia prepara-se agora para rumar a outro país voltando a receber mais subsídios, contudo o Estado do Norte-Westfalia onde se encontra a fabrica, está já a tratar de recuperar legalmente os 20 milhões de euros de subsídios que a Nokia recebeu deste governo regional nos últimos 10 anos.
A luta promete não parar por aqui...

.

Comments:

Mittwoch, Januar 09, 2008

Münster

.

(Münster - Dez.2007)


Caminho
Pelas artérias do [teu] coração,
Sob o manto azul,
Onde brilham as estrelas.
Desta cidade com alma,
Que sonha dormindo
Mas sempre acordada e renovada a cada hora que passa
És sim, cidade viva que de mim fizeste tua filha.
Fica comigo, guarda[me] os segredos e cumplicidades
Em cada pedra tua que toco, cidade.
.
Comments:

referer referrer referers referrers http_referer