Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Samstag, Januar 27, 2007

Endlich!!! Tardou, mas sempre chegou...

.
Este foi o cenário com que deparei hoje de manhã ao abrir a janela.






Finalmente a neve chegou, levemente, meio envergonhada pelo atraso.


Quando entrei no carro, começou de novo a nevar aumentando gradualmente ao longo do dia.



Em pouco tempo a paisagem ficou coberta por um manto branco.
E foi ver a gente contente de rostos sorridentes, é que a tão ansiada neve chegou e com ela veio também o fim de semana para melhor se desfrutar estas delícias que a natureza ainda nos vai oferecendo...

Fotografias: Micas 26-01-07
.
Comments:

Samstag, Januar 20, 2007

Der Tag danach


Muito se tem falado sobre as alterações climatéricas do planeta e, se muito se tem falado mais se tem sentido essas alterações, pelo menos por aqui.
Depois de um curto verão excessivamente quente, um inverno que teima em não chegar ou melhor dizendo, em chegar dentro dos padrões normais para um inverno da europa central/norte.
A neve ainda não caiu este ano, as temperaturas tem sido sempre positivas e altas (entre os 7ºC e os 16ºC) e ontem foi um dia quase “catastrófico” para os alemães. Para quem vem do Minho, como eu, não foi nada do outro mundo, até porque este tipo de tempestades não são assim tão invulgares quanto isso.
Os alemães são pessoas muito organizadas por norma e que gostam de estar preparados para tudo, há já alguns dias que os media vinham avisando a população para uma eventual tempestade de chuva e ventos muito fortes.
Ontem, quinta-feira foi declarado estado de alerta máximo para alguns estados alemães, entre os quais o norte da Westfalia onde me encontro, prevendo ventos na ordem dos 170kms/h.
A meio da manhã telefonaram-me da escola para que fosse buscar a minha filha, tinham dado ordem de encerramento a todas as escolas da Westfalia a partir das 11.30h e eles não deixavam as crianças esperar na rua.
Depois comecei a ouvir na rádio para fechar bem portas e janelas, não deixar nada solto nas varandas, não estacionar perto de árvores....bem, com notícias destas quem não começa a ficar preocupado?? quase pensei que devia ser por aí um “primo do Katrina” ou coisa que o valha!!!
Certo é que, o "Kyrill" chegou mesmo, e a partir do meio-dia o vento começou realmente a aumentar de intensidade e quem teve hipótese deixou os empregos para ir para casa, já que pediam para diminuir ao máximo a circulação nas estradas ainda que os transportes públicos estivessem a funcionar normalmente.
Ao fim do dia eu já só estava à espera de ver uma destas árvores seculares da minha rua a cair em cima da casa ou então ver o telhado levantar vôo, mesmo assim nada a que eu não tivesse assistido já em Portugal...


Hoje (ontem), o dia acordou sereno e o sol até deu o ar da sua graça, na rua alguns galhos partidos, coisa pouca, no meu jardim só o caramanchão tinha tombado e as árvores tinham ficado um bocado maltratadas.
Pensei com os meus botões e com um sorriso de gozo que realmente estes alemães são mesmo exagerados, mas...era só o meu cérebro a pensar em português, habituado a um país que só depois da desgraça acontecer é que se lembra de precaver, esquecendo-me que aqui previnem antes em vez de remediar depois...


Conforme ia conduzindo ao longo da estrada os estragos começaram a ser visiveis, alguns telhados levantados, imensas árvores tombadas, embora a maior parte, mesmo sendo ainda muito cedo, estivesse já devidamente cortada e nalguns casos principalmente as mais finas, desfeita em serrim pelos trabalhadores da Câmara.


Tudo sob controle.
As surpresas foram mais para quem teve que utilizar os comboios, havia muitas obstruções em várias linhas ferroviárias, o que nem por isso foi sinónimo de atrasos, já que a quem ficou sem ligação foi pedido que utilizassem os taxis e, posteriormente se dirigissem à Câmara Municipal com a factura e um comprovativo do emprego, para receber o valor da despesa...


A Protecção Civil a funcionar sem falhas a apontar.
É nestas alturas que eu faço comparações com o meu país. E quando este tipo de coisas acontece por lá??
Os impostos aqui, também são altos, sem qualquer dúvida, mas a população recebe em troca. Hoje, sexta-feira ao final do dia, quase não se viam vestígios da tempestade, tudo estava limpo, não havia uma única árvore no chão, os comboios já circulavam e a vida corria no seu ritmo normal, à espera da tão ansiada neve que dizem, chegará finalmente num par de dias...


Fotografias: Micas 19-01-07

Comments:

Montag, Januar 15, 2007

Ruínas da Sylvesterkapelle

Os Três Reis Magos já chegaram e já partiram, diz um velho ditado destas terras da Germania que, quando o Inverno não chega até aos Reis também já não virà nesse ano. De facto o inverno este ano ainda não chegou, tem sido extremamente suave com dias cheios de sol e temperaturas muito agradáveis que convidam a longos passeios.
O passeio de hoje foi até ao Parque de Weitmar em Bochum.
Algures perdida no ambiente romântico deste parque, quase escondida por outras ruínas não menos interessantes sobre as quais falarei a seu tempo, encontramos o que resta de uma capela que nos transporta a outras eras...
A Sylvesterkapelle.

Fotografia: Micas 14-01-2007
Não se sabe ao certo quando teria sido construida esta capela gótica que ostenta uma torre românica a Oeste. Os documentos mais antigos que se conhecem datam de 1397.

Fotografia: Micas 14-01-07

Em 1464 esta pequena capela pertencia ainda à Igreja Católica tendo passado a templo luterano em 1572, depois da Reforma da Igreja.


Fotografia: Micas 14-01-07

Não é possivel tirar fotografias do seu interior, uma vez que no momento se encontra vedada devido a trabalhos de preservação, contudo pode ver-se no interior da torre dois túmulos de grande porte e bastante elaborados com armas reais e pequenas estatuetas. Um do lado direito e outro mais perto do que teria sido a capela-mor, o que leva a pensar que eventualmente será marido e mulher ali sepultados.


Fotografia: Micas 14-01-07


No seu exterior encontramos também um pequeno cemitério de pedras gastas e cobertas de musgo.

Estas ruínas são o que resta desta pequena capela, depois de ter sido totalmente destruida a 13 de Maio de 1943 durante um ataque aéreo da Segunda Grande Guerra nunca tendo sido reconstruida desde então.

Comments:

Samstag, Januar 06, 2007

Die Heiligen Drei Könige ou os Três Reis Magos

Reza a história que, três reis montados em seus camelos, atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem à Judéia.
O velho europeu Melchior, o jovem africano Gaspar e o asiático Baltazar haviam visto a Estrela de Belém brilhando no céu no dia 6 de janeiro, e guiados por ela, viajaram muito para saudar a chegada daquele que, segundo a profecia, seria o Rei dos Reis.

Em certas regiões (e países) existe um costume em que grupos de adultos e/ou crianças cantam cânticos e canções de Natal de porta em porta, na esperança de que as pessoas ofereçam doces, chocolates, dinheiro, etc.
Esses cânticos de Natal de rua têm nomes diferentes e ocorrem em dias diferentes conforme os países:
Na Grécia, no dia 24 de Dezembro, cantam-se as Kalandas.
No Reino Unidos e nos Estados Unidos, no dia 26 de Dezembro cantam-se os Christmas Carols.
Em Portugal cantam-se as Janeiras, durante o mês de Janeiro conforme a tradição de cada
terra, desejando um Bom Ano a todos quantos são visitados.
No Dia de Reis, cantam-se em Espanha os Villancicos, geralmente acompanhados por
pandeiretas e castanholas.

Fotografia: Micas 06/01/07

E no mesmo dia, 6 de Janeiro é tradição na Alemanha receber a visita dos Sternsinger.
São grupos constituídos apenas por 3 crianças cada uma delas personificando um dos reis. Cantam e desejam um Bom Ano.

Fotografia: Micas 06/01/07

Vem sempre acompanhadas por um adulto e em cada casa visitada é deixada uma marca na forma das iniciais de cada um dos Reis( G + M + B + o ano) para que outros grupos de Sternsinger saibam que ali já se cantaram a Sternsingen.


Fotografia: Micas 06/01/07

O dinheiro que juntam é entregue a Organizações de Apoio e Protecção a crianças desprotegidas. Só os doces são repartidos pelas crianças que andaram a visitar as casas.
Como curiosidade, hoje, os reis magos representam os povos do mundo, de todas as raças: branca, negra e amarela. E é por causa da data em que viram a estrela de Belém brilhando no céu que se desmonta a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.

Comments:

Donnerstag, Januar 04, 2007

Parabéns

Há 10 anos foste o meu primeiro tesouro recebido.
Hoje, olho-te e vejo uma princesa que já quer ser rainha com direito a trono e a reinado.
Olho-te com emoção quando te vejo querer conquistar o céu e o chão.
Contudo, não te quero ver correr como quem não tem tempo a perder. A vida é um caminho a aprender e a conquistar, e eu, caminharei a teu lado apoiando-te com o meu amor incondicional de mãe e amiga.
Sei que vais brilhar, mas por enquanto quero apenas ver-te solta como o vento, ver-te voar alto atrás dos teus sonhos de menina neste teu vôo primeiro.
Nestas tuas 10 primaveras, quero desejar que esse teu olhar cativante brilhe sempre de felicidade.
Que o teu sorriso seja sempre de alegria.
Que o teu corpo vibre de energia e saúde.
Que os anjos te iluminem sempre a alma de amor e carinho.
E que cada dia da tua vida não seja contada pelos meses de um calendário, antes pelo pulsar do teu coração.
Feliz Aniversário filhota.

07/1997
Comments:

Dienstag, Januar 02, 2007

Receita para um Ano Novo


Fotografia - Micas


"Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
"

"Carlos Drummond de Andrade"


Que todos saibam despertar um Ano Novo fantástico...

Comments:

referer referrer referers referrers http_referer