Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Montag, Oktober 30, 2006

Um pedaço de céu...

Foto:Micas - Julho/06

"...e na caminhada o roquita lá estava... no sítio do costume. acredito que quem fez esta homenagem à sua roquita devia gostar bastante dela... pois este barco está sempre bem cuidado... e quem ama... cuida..."

"A Ouvinte do Bikini Laranja in Fui a pé...parte I e parte II"

Hoje é para uma menina linda que me fez uma surpresa que ADOREI. Venham fazer o passeio connosco entre veigas verdejantes e o mar de prata neste pedaço de céu.

Obrigada Aboxinha e...cuida-me da "Casa" :))
Comments:

Montag, Oktober 23, 2006

Baile A’tha Cliath ou Dublin ??

Continuando a passear pela Irlanda é obrigatória uma visita à capital, Dublin.
Origináriamente era uma cidade Vicking, à qual foi dado o nome de “Dubh Linn” devido a um grande lago que existia na área. Os Celtas chamaram-lhe ’Áth Cliath, hoje em dia o nome em gaélico é Baile A’tha Cliath.
Dublin aninhou-se entre as montanhas e o mar, por si só uma cidade vibrante e em constante mudança, com um nível de vida bastante alto em relação ao resto do país e até mesmo a algumas grandes cidades europeias.


O movimento é intenso a qualquer hora do dia ou da noite, as suas ruas fervilham de gente, na sua maioria jovem.
Possuidora de uma arquitectura mesclada que vai desde o medieval passando pelo Georgiano até ao moderno, bastante colorida e famosa pelas suas portas.
Berço de grandes gigantes da literatura, tais como Kavanagh, Shaw, O’casey, Beckett, James Joyce, Oscar Wilde (um dos meus mais queridos), entre outros.

(Oscar Wilde - Dublin)

Na sua herança cultural, encontramos edíficios públicos magníficos, Leinster House, o Banco da Irlanda, a não perder, o Museu Nacional que alberga tesouros suberbos da Idade do Bronze e dos primórdios do Cristianismo, Dublin Castle, Christ Church Cathedral talvez a mais antiga de toda a Irlanda, tendo sido Sitriuc, o rei vicking dinamarquês para Dublin que ali contruiu uma primeira fase, ainda em madeira no ano 1038.

(Christ Church Cathedral - Dublin)

Posteriormente, em 1171 foi remodelada e aumentada já em pedra.
Ao longo do tempo foi passando por várias transformações e aumentos, datando os últimos de 1871 e que a deixou tal como hoje se encontra.
Depois disso já sofreu restauros na sua maioria de estilo Victoriano.
No seu interior ainda é poss+ivel visitar uma cripta completamente medieval que data de 1188.
Esta catedral é considerada a „Mãe de toda a Igreja da Irlanda“.

Uma passagem pela Ha’penny Bridge, a primeira ponte pedonal sobre o rio Liffey.


São tantos e tantos monumentos e locais de interesse em Dublin que não é possível mencionar todos num único post, por isso deixo-os à vossa descoberta, contudo, não posso deixar de aconselhar uma visita aprimorada à mais antiga universidade do país, Trinity college.

Quando foi construida em 1592 a sua política era: „Nem mulheres nem católicos“ ???...bem, os tempos mudaram e as tradições já não são o que eram... tendo a Universidade aberto as suas portas aos católicos há 200 anos, e o sexo feminino também conseguiu autorização para frequentar a mesma desde o início do século passado.



Para quem ama os livros de paixão como eu, uma visita à biblioteca da universidade é obrigatória.
Além de ser uma das bibliotecas mais antigas da Irlanda, é belíssima.
Possui à volta de 3 milhões de livros entre manuscritos e livros antigos ao longo dos seus 70metros de comprimento.
Em exposição no mesmo local, encontra-se a harpa de Brian Boru, rei da Irlanda no séc. XII.
É a harpa existente mais antiga e a sua imagem serve de cunho aos €uros Irlandeses, mas isto não é nada comparado ao verdadeiro tesouro que guarda! The Book Of Kells, para quem não sabe trata-se de um manuscrito com cerca de 1200 anos, ornamentado, contendo 340 pergaminhos que são nada mais nada menos do que a cópia iluminada do evangelho, feita por monges por volta 800 dc o que faz desta maravilha um dos livros mais antigos do mundo.
Não encontro as palavras certas para expressar a sensação que é olhar aquela preciosidade, de uma beleza impressionante, o sentir é tão forte que quase se torna impossível não ficar com os olhos marejados de água.

Como podem calcular não é permitido fotografar ou filmar dentro da biblioteca por razões que são óbvias, contudo é possível comprar uma reprodução do livro, e ficar com as fotografias do desdobrável que oferecem à entrada.
Entre os famosos que lá estudaram encontram-se nomes como Oscar Wilde, Jonathan Swift, Bram Stoker entre outros.
Vale mais do que a pena passar uma tarde nesta biblioteca.
Não esquecer de guardar alguma energia para mais tarde, é que Dublin também é famosa pela sua „night-life“, mas antes, uma passagem pela fabrica da Guiness.
Como curiosidade, Arthur Guiness assinou em 1759 o contrato de arrendamento do edifício por um período de 9000 anos com uma renda fixa até ao final do mesmo de £45 anuais, como caução inícial entregou £100, esperto este Sr. Guiness.
Escolher um programa nocturno, também não é tarefa muito fácil, com um elevado número de pubs e clubes que vão desde os modernos bares Trendy até aos velhinhos e típicos pubs, faz da “movida Irlandesa” uma das mais conceituadas da Europa.
Há entretenimento para todos os gostos e fachas etárias.
A noite pode começar pela difícil escolha do local para jantar devido há grande variedade de cozinha internacional existente, depois há teatro, concertos rock, festivais, clubes de jazz e de música tradicional, etc, etc.
Tudo isto mais ou menos concentrado numa zona que dá pelo nome de Temple Bar ou "quarteirão das artes".
Os edifícios são todos destinados à arte e aos artistas.
Ficam os links para uma visita virtual a toda esta zona.


E porque este texto já vai longo apesar de ficar muito por dizer, hoje ficamos por aqui num destes pubs, so, let’s have a Guiness on me!!
(continua)
Comments:

Samstag, Oktober 21, 2006

Outono Quente pela Germania...

Por incrível que possa parecer, o Outono este ano aqui pelas terras do norte, está ao rubro em todos os sentidos!
São bombas da II Grande Guerra que ainda matam...
São soldados que exibem cranios como troféus...
E a natureza que não deixa de surpreender...
Mas como eu só gosto de partilhar coisas boas, e como sei que por aí a água tem sido mais que muita (e não é só a que cai do céu...) envio um pouco de sol e do calor que hoje se sente por aqui.
Enjoy it ;)

Nascer do sol hoje

Até as joaninhas sairam à rua!!


Sol hoje às 11h45m
BOM FIM DE SEMANA
Comments:

Freitag, Oktober 13, 2006

À descoberta de Erinn

Erinn, Eirinn, Eire ou Ireland, empoleirada no extremo noroeste da europa é terra de magia e encantamento, Irlanda... uma terra à parte.

Cliffs of Mother no condado de Clare

Baptizada pelo Deus Érin, este pedaço de terra banhado pelas águas do Atlântico, do mar Irlandês e Celta, tem orgulho no seu passado, na sua história e no seu povo, que acarinha com lençois de cor fuchsia tecidos com sebes fartas de “brincos-de-dama” e, protege com o abraço sólido das altas falésias.
Escrever sobre Erinn é sempre difícil porque, por muito que se escreva parece que tudo fica por dizer.
A primeira vez que pisei solo Irlandês tive a estranha sensação de achar que já lá tinha estado, depois e a cada nova visita é... como que um regresso a Casa.

Cork

Talvez pelas as afinidades históricas e culturais que existem com o norte de Portugal e com a Galicia que são mais que muitas, as origens são óbvias e o sangue celta corre nas veias. Talvez porque ao longo do tempo vão nascendo amizades que crescem com intercâmbios de vivências partilhadas. Talvez porque no interior da Irlanda reside uma riqueza incalculável de tesouros culturais.
Desde tempos remotos, que artistas e eruditos transmitem este grande legado de literatura e saber às gerações futuras.
Persistentemente ao longo de séculos de injustiças e de grandes oposições, a cultura Irlandesa e a chama do Espirito Celta continua a arder com toda a força no amanhecer de um novo milénio.

Joia druídica que representa os vários circulos e planos da existencia

Erinn será sempre o ponto de partida para todos os que pretendam aprender e explorar certos temas culturais, tentando descobrir caminhos e achar respostas a questões como; “Quem somos, meditando através da nossa herança cultural?... “Quais são as forças históricas que nos conduzem a onde hoje nos encontramos?... ou “Qual (se houver) será o nosso destino como culturas, ainda únicas mas globalmente relacionadas? Lá, em Erinn é possível explorar os grandes mistérios da história e talvez até, entender um pouco melhor o mistério que somos nós próprios...
E como disse de início, é sempre difícil escrever sobre a Irlanda, já que me perco sempre no meio das minhas divagações deambulantes.
Façamos então um pequeno circuito pela terra dos grandes mistérios;


A ilha Irlandesa divide-se em 4 províncias, o Ulster no Norte com 9 condados e esta, ainda sob domínio Britanico. Munster no Sul com 6 condados, Leinster, a província com maior numero de condados a Este, 12 e Connacht com 5 condados a Oeste.
Historicamente não existe “sim” ou “não” na lingua irlandesa, uma vez avisados deste facto, muitas coisas tornar-se-ão mais claras aos nossos olhos, tal como o modo escolhido para aceitar uma bebida que se ofereça, com um convicto “Claro” ou então “Ah, talvez o momento não seja o melhor” ou “Hum, bem, talvez se for pequena” ou ainda “Vamos a isso”, mas quase nunca se ouve um “não ou sim” redondo.
Embora a lingua oficial seja o inglês, o ensino do gaélico (gaeltacht) passou a ser obrigatório nas escolas primárias, havendo 3 dialectos (o do Ulster no norte, de Muenster no sul e o de Connacht no centro).

Larne - Irlanda do Norte

Dotada de uma natureza exuberante com paisagens de cortar o fôlego, a Irlanda é quase um lugar etéreo e gentil, lembrando um oásis sedutor, de beleza única no meio de um mundo em crescente movimento.

O'Donoghue's Pub (o meu favorito na zona de Temple Bar)

Mas a Irlanda não é só natureza, Irlanda é magia, encantamento, é música, calor humano, é uma história antiga que se conta numa roda de amigos acompanhada por uma Guiness e por um lamento arrancado a uma harpa, uma gaita ou a um bodhrán.


Ilhas Aran (oileáin Árann) em Galway

Irlanda é tudo isto e muito, muito mais...




(continua)
Comments:

Montag, Oktober 02, 2006

Vou ali...


...e venho já!!



Aproveitando estes dias também para proporcionar ao Pc uma cura e tratamento num "SPA" para o efeito...
é que últimamente tem acusado uma certa teimosia, diria até senilidade contrariando a minha vontade e proibindo-me de fazer o que quer que seja com "ele"!! Nem aceder aos blogs e sistema de comentários da maioria dos blogs da blogspot me autoriza o patife!! sim, está na hora de lhe dar umas tréguas.
Fiquem bem e, até já...
.
Comments:

referer referrer referers referrers http_referer