Citações, Música, Fotografia, Desabafos, Notícias & Opiniões de uma Lusitana em Terras da Germânia

Mittwoch, September 28, 2005

Frágil

(Fotografia: Micas - Maximilian Park Set/05)

Memórias de momentos doces atravessam a retina como um filme em câmara lenta.
Resta apenas a ilusão de nos julgarmos donos de tudo o que faz parte de nós; donos dos instantes, das coisas e até donos de quem amamos.
De repente, a realidade entra em casa sem bater e só aí nos apercebemos das partidas de mau gosto que a vida tem para nos pregar.
Há fases, em que rebuscamos nos cantos mais recônditos da alma, a força que nos move, e quanto mais desesperamente a tentamos alcançar, mais ela se distancia disfarçada numa qualquer sombra fugidia.
Sobra a fragilidade.
O querer insconciente do voltar à posição fetal, hermética, dentro da concha inicial.
Suspensa, agarro[me] nos dias de um verão tardio que se despede lentamente.
Perdida nas cores de um Outono que chega devagarinho e nostálgico, tentando alcançar a réstea de Luz que teima em fugir.
Assim. Frágil. (...)


Comments:

Sonntag, September 25, 2005

Feliz Aniversário Bárbara Sofia

Nem todas as palavras de todos os alfabetos que existem chegam para te dizer o quanto te AMO, porque o amor não se diz nem se explica,
SENTE-SE dentro do peito.
As cumplicidades e brincadeiras tão nossas, são pérolas que guardo como tesouros.
Dentro das tuas pequeninas veias, corre um rio de vida feito do mesmo sangue que me trespassa o coração.
És ser do meu ser, parte de mim e do meu viver.


Neste dia tão especial para nós as duas, em que celebras o teu 4º aniversário, digo-te apenas o quanto desejo que sejas sempre feliz. Que o sol nunca deixe de brilhar na tua vida, e esse teu sorriso doce perdure eternamente nos teus lábios botão de rosa.
Terás sempre a minha mão para te ajudar a levantar quando tropeçares nas pedras do teu caminho, contudo sei que seguirás em frente sem olhar para trás, sempre com a mesma força e determinação que encontro no teu olhar de verde mar.
ADORO-TE FILHA.

Comments:

Mittwoch, September 21, 2005

E afinal em que ficamos???

De uma maneira geral os alemães não estão satisfeitos com os resultados das eleições nem com o impasse criado pelos mesmos, há até quem defenda a realização de novas eleições.
Dresden ainda vai a votos no próximo dia 2 de Outubro, embora o resultado não deva ter qualquer influência nas percentagens do passado domingo.


Fazem-se sondagens sobre as possíveis coligações e sobre quem deverá ser o próximo Chanceler quase como quem faz apostas.

Sem comentários...

É dificil prever o que irá acontecer já que todos os implicados não conseguem chegar a um consenso. Se por um lado Merkel reclama o seu lugar uma vez que ganhou mesmo tendo sido „derrotada“, Schröder defende que o poder deverá ser entregue à maior força política votada, assim sendo temos o SPD como o maior partido, já que „Die Union“ de Merkel são dois partidos (CDU/CSU).


As especulações sobre possíveis coligações são muitas, desde a „Jamaica“ (CDU/CSU – FDP – Verdes) o que a meu ver não irá acontecer. Joschka Fischer anunciou ontem em Berlim que deixará os Verdes caso o partido se una ao CDU/CSU, para além disso e tendo em conta que Fischer fez parte do anterior governo de Schröder, a política ambiental dos "Grüne" tem como principal base o encerramento (já em curso) de todas as centrais nucleares, Merkel por seu turno quer a reactivação das mesmas centrais e acabar com o financiamento para a energia éolica. A menos que os Verdes não queiram perder o seu lugar no governo parece pouco viável esta coligação pela disparidade de ideias entre os líderes, até porque as relações entre Fischer e Westerwelle (FDP) nunca foram as melhores.
O Linkspartei já afirmou que não pretende unir-se a Schröder ainda que La Fontaine já tivesse pertencido ao SPD, e entre Schröder e Gysi não existe qualquer tipo de sintonia.


A coligação „semáforo“ (SPD-FDP-Verdes) é ainda mais remota, Westerwelle do FDP afirmou não estar interessado na união com o SPD de Schröder.
Fala-se também na coligação „SchwAmpel“, brincando com a lingua alemã se juntarmos as 4 letras inicias da palavra schwarz que significa „preto“ cor do CDU/CSU à palavra „Ampel“ que quer dizer „semáforo“ (vermelho[SPD]-amarelo[FDP]-verde[Grüne]) dando a junção de todos, bem esta é apenas ficção de alguns que já começam a brincar com a situação!!!
Na opinião de muita gente onde me incluo o mais provável será uma coligação entre Schröder e Merkel; Kirhhof o homem escolhido por Merkel para Ministro das Finanças, o mesmo que pretendia implementar uma taxa única de imposto de 25% informou que se vai retirar devido a tantas incertezas, daí que não seja despropositada a ideia desta coligação.
Resta saber qual dos dois ficará como chanceler uma vez que nenhum quer abdicar, a maior parte dos alemães parece preferir Schröder a Merkel e mais importante ainda, resta saber até que ponto irá funcionar!!!
Há que esperar para ver, até lá e para acabar com o capítulo „Eleições“ seria bom que todos eles tivessem o bom senso de não deixar o país e a europa neste impasse por muito tempo.
Comments:

Montag, September 19, 2005

E agora???


Ela? ou Ele?


Há que esperar as cenas dos próximos capítulos...
Comments:

Samstag, September 17, 2005

A Grande Festa!!


A esperança é sempre a última a morrer... (18-09-21h30)

Depois de todos os “mimos” e juras de amor (e)terno trocados pelos políticos alemães o que óbviamente acabou em casamento, eis que chega a hora de reflexão para todos os convidados... Amanhã é o grande dia.
De um lado o SPD de Schröder que chega de braço dado com os Grüne (Verdes),


do outro temos a Angie, que deixa qualquer anjo sem asas só da maluqueira que anda no ar...pois, não é que convidou os CSU e os FDP para um ménage à trois depois de lhe terem soprado ao ouvido que com as suas ideias tão retrógradas ainda ia morrer virgem sem nunca ter provado o Manjar dos Deuses!!. “Ganda” maluca...
Para ajudar na parte lúdica da festa foi também convidado o Die Partei (O Partido), para quem ainda não conhece, são uns saudosistas que virão munidos de pedra, pás e picaretas prontos para levantarem o Muro de novo já que segundo eles, os “irmãos” ficaram isolados durante muito tempo não tendo aprendido as regras da boa educação, sendo por isso a razão de todo o mal e discórdia. A única promessa que fazem é a de arranjar uns “graffiters” famosos, para fazerem daqueles metros de pedra e cal uma autêntica obra de arte e por conseguinte uma mais valia para o turismo. Nascerá assim o “Muro do Orgulho”. Nenhum europeu jamais se irá atrever a levantar o dedo apontando a Alemanha como construtora de muros que mais não são do que autênticas “Vergonhas”. Para além disto, dizem: “estar a zelar pela não desertificação da parte leste”...
Informação de última hora foi recebida pela organização deste evento, dando conta que por imprevistos não calculados, será de todo impossível a comparência nesta festança de uns rapazolas de cabeça tão oca e tão estéril que não há cabelame que resista naqueles curtumes! sim, sim esses mesmos, os tais que defendem com unhas e dentes que só o que é “alemão é que é bom”, pois... partiram todos em debandada para a Oktoberfest que por acaso até é em Setembro e depois de emborcarem uns quantos litros deste símbolo alemão, o cabeça de lista não aguentou o pedal e passou-se a uma outra dimensão, deixando os pobres rapazolas perdidos como baratas tontas e sem saber o caminho de regresso a casa...
Assim vai indo esta grande terra onde todos se queixam mas... (ao contrário do meu país tão bem [des]governado) de “barriga cheia”!!! ora como não tenho voto nesta matéria, aproveito e vou dar um salto às famosas Feiras Novas da minha terrinha, sim porque se andamos todos metidos numa grande paródia, pelo menos saibamos escolher a mais castiça e genuína!!





Fiquem bem que eu vou lá e venho já...
Comments:

Dienstag, September 13, 2005

Uma artista???

A Bárbara é uma menina linda que quando for grande diz:
“Quero ser uma abelhinha e pintar o mar...”


(Abelha da Bárbara com um pé que ela colou para conseguir voar)

A Bárbara é minha filha e está quase a celebrar o seu 4º aniversário. Ontem foi um dia muito importante para ela, foi o seu primeiro dia na Escola de Artes!
É uma escola própria para crianças a partir dos 4 anos que mostrem ter um temperamento artístico. A mesma foi indicada por aconselhamento da sua educadora que achou a aptidão e sensibilidade para as artes que a Barbára sempre mostrou um "dom" a ser explorado, desde que ela tivesse interesse também.


E assim foi, em finais de Agosto fez os testes para a escola, foi admitida e a partir de ontem passa a frequentar a escola duas vezes por semana durante hora e meia. Lá irá descobrir onde e com quê o seu “dom” melhor se identifica.

Para já fica só o meu orgulho e apoio incondicional à minha pequena "grande" artista.

(A primeira tela com pintura e colagens da Bárbara)
Comments:

Samstag, September 10, 2005

Breves da Westfália


(OK...na minha casa o sol bate desde que nasce até se pôr)

Para além das temperaturas fora do normal (acima dos 30º C) que se fazem sentir nesta altura do ano aqui na Alemanha, abriu no passado dia 1 de Setembro na cidade de Kassel a Documenta – uma exposição em 5 capítulos – considerada a maior e mais importante mostra de arte da Westfália que este ano festeja os seus cinquenta anos.
O desenvolvimento desta exposição - que teve o seu início em 1955 com o nome de Bundesgartenschau e que posteriormente foi alterado para Documenta, consiste não só num misto de muitas contradições e inconsistências mas também reflecte diferentes artes e paixões criteriosas, filosofias e teorias, tanto quanto política contemporânea e tendências sociais.
Cinquenta anos da Documenta correspondem a cinquenta anos de arte – e de história contemporânea, a qual é de todo impossível descrever de forma linear.
A exposição 50 anos de Documenta 1955-2005 tem como principal mote a fragilidade da historia da arte, reconsiderada numa prespectiva do presente. Básicamente deixa o material de arquivo e as obras de arte sem outras interpretações ou comentários, os visitantes ficam assim em posição de comparar e recordar de forma independente e de se aventurarem na experiência de tentar sentir a atmosfera em que determinada peça foi concebida. De maneira a apresentar séries de visão ampla, a exposição está estruturada em cinco capítulos complementares interactivos: arquivos, história da arte, geográfico, documental, cinematográfico/ cientifico. Uma exposição a ver até ao dia 20 de Novembro.


Este mês o tabaco também foi aumentado, ser fumador aqui não fica barato. Um Marlboro por exemplo, custa neste momento 4,40€.
Um maço tem apenas 19 cigarros, segundo me informaram a percentagem do vigésimo cigarro é a comissão do revendedor.
Por outro lado sempre que se verifica um aumento, em geral o mesmo serve para financiar alguma coisa. O do ano passado serviu como financiamento de um fundo para ajuda de mães adolescentes.
Os maços de tabaco “Light” também deixaram de existir, ou melhor, por directiva comunitária, a palavra “light” deixou de poder ser utilizada pelas empresas tabaqueiras. Como resposta a esta directiva a maioria das marcas manteve as cores que já utilizavam como diferenciação omitindo a palavra “light”, em alguns casos acrescentaram a palavra “silver”.

(Políticos...tão diferentes e tão iguais...apenas promessas)

Para finalizar, realizou-se o debate entre Gerhard Schröder (SPD) e Angela Merkel (CDU).
O único debate parlamentar antes das eleições antecipadas do próximo dia 18 de Setembro.
Durante os 45m em que Schröder falou, atacou o perito financeiro Prof. Kirchhof da CDU, o qual pretende implementar uma taxa única de imposto de 25%. Por seu lado Angela Merkel criticou duramente Schröder, dizendo que o mesmo nunca conseguiu concretizar aquilo que tinha prometido.
Resumindo: Nada de novo. Foi mais uma discussão emocional onde foram usados os mesmo argumentos utilizados durante a campanha.
Pessoalmente achei o desempenho de Schröder bem melhor do que Merkel, mas como sou suspeita e, como o melhor é mesmo não pensar em coisas tristes...


...aproveitemos da melhor maneira este tempo maravilhoso enquanto ainda o temos por estes lados!!! deve ser sol de "pouca dura"...

Comments:

Montag, September 05, 2005

Vizinhanças

Foi no sábado passado, um dia quente de final de verão que se realizou a festa da minha rua...
Todos os anos depois das férias é organizada uma festa de despedida do verão.
No fundo é um convívio entre vizinhos e é essa relação que existe entre as pessoas que aqui moram que eu quero realçar.
Talvez seja uma das ruas mais pequenas da cidade, não tem saída para carros, termina num pequeno largo por onde só se pode sair a pé ou de bicicleta.


(Parte da rua onde tem lugar o convívio)

Tem apenas vinte e sete casas, rodeadas de jardins e muito verde. É uma rua muito calma onde apenas circula o trânsito local, onde as crianças podem brincar sem perigo e onde toda a gente se conhece e se dá bem.
Aqui a palavras „vizinho“ e „vizinhança“ adquirem o significado que eu aprendi quando era criança mas que com o passar dos anos foi perdendo mais e mais valor. Talvez devido ao crescimento da população aliado a uma fraca economia, as cidades em Portugal cresceram desordenadamente, prédios altos que nascem como cogumelos onde as pessoas vivem como que em gaiolas.
Os vizinhos não se conhecem, não se cumprimentam, são estranhos dentro do mesmo espaço.
Devo dizer que nos primeiros dias depois de cá ter chegado, estranhava o facto de me cumprimentarem sem me conhecerem. Habituada a ouvir que o povo alemão era um povo frio, foi deveras uma agradável surpresa e, a cada dia que passa mais certa estou da imagem errada e da ideia pré-concebida que a maior parte das pessoas faz dos alemães.
Aqui, na minha rua, as pessoas vivem quase como uma familia, ajudam-se mutuamente sempre que faz falta, convivem, existe amizade. Vive-se aqui uma harmonia muito saúdavel.
Esta despedida de verão é um bom exemplo disso, todos colaboram e todos tem uma tarefa, até as crianças.


(Os jogos)

Os homens tratam do arranjo do local, da montagem do bar, dos jogos que vão desde o ténis de mesa aos „matraquilhos“ entre outros, das bebidas e do churrasco. A secção feminina trata das comidas e da música.


(Os petiscos)

As crianças ficam responsáveis pela parte lúdica. Preparam danças, teatros, os mais velhinhos vão-se revezando no que diz respeito ao tomar conta dos mais pequenitos para que os pais possam estar mais à vontade e da „caixa“ onde recebem o dinheiro das senhas que vai servir para pagar as bebidas e outras despesas.

(A caixa)

Não sei se é assim em todo o lado mas creio que não será muito diferente pelo que vejo quando visito amigos em outros locais.


(Os resistentes que este ano aguentaram até as 6h da manhã...é que noites de 22ºC não há muitas por aqui!!!)
Na minha rua, tudo funciona, mais do que vizinhos somos uma verdadeira equipa!
Comments:

referer referrer referers referrers http_referer